No último dia 04 estreou na Prime Vídeo a série nacional Dom e está fazendo sucesso entre os telespectadores. O seriado é inspirado na história de Pedro “Dom”, jovem da classe média do Rio de Janeiro, viciado em drogas, que se tornou assaltante no início dos anos 2000 para custear seu vício. É um retrato do efeito das drogas e da dificuldade de se livrar da dependência.
Pensando no tema e em fazer um alerta ao público mais jovem, preparamos uma lista de filmes que mostram sem pudor os efeitos e as consequências que a dependência química pode causar nos usuários de drogas e em suas famílias.
Confira abaixo a lista, conforme a ordem cronológica de lançamento.
1. Os Viciados (The Panic in the Needle Park)
Esse longa de 1971, baseado no romance The Panic in Needle Park, de James Mills, é uma mostra de como a droga acaba aos poucos com a vida dos usuários. É um retrato dos viciados que transitam na Praça Sherman, em Nova York, conhecida pelos drogados que ali frequentam como “Parque das Agulhas”.
Dentro deste contexto é focada a trajetória de Bobby (Al PAcino), um viciado e pequeno traficante que se envolve com Helen (Kitty Winn), uma jovem desabrigada que acredita que sua relação com o drogado é a estabilidade que necessita. Porém, ela também acaba por se viciar e a vida de ambos entra em total decadência.
Direção: Jerry Schatzberg | Roteiro: Joan Didion, John Gregory Dunne| Ano: 1971 | Duração: 109 minutos | Elenco: Al Pacino, Kitty Winn, Alan Vint, Angie Ortega, Anthony Caso, Anthony Palmer, Arnold Williams, Bryant Fraser, Richard Bright, Kiel Martin, Michael McClanathan, Raul Julia.
2. Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída (Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo)
Clássico quando se fala em drogas, a obra se passa nos anos 70 e conta a história real da adolescente Christiane (Natja Brunckhorst), jovem comum que mora com a mãe e a irmã na cidade de Berlim. Ela sonha em conhecer a “Sound”, discoteca mais moderna e badalada do momento. Menor de idade, consegue entrar com a ajuda de uma amiga. Ali, ela conhece Detlev (Thomas Haustein) e começa a se aproximar das drogas. Primeiro álcool, depois maconha, calmantes, LSD, heroína. Imersa no submundo do vício, ela passa a prostituir-se.
Direção: Ulrich Edel | Roteiro: Herman Weigel, Uli Edel | Ano: 1981 | Duração: 136 minutos | Elenco: Natja Brunckhorst, Thomas Haustein, Jens Kuphal, Christiane Teichelt, Daniela Jaeger, David Bowie, Reiner Wölk, Jan Georg Effler.
3. Drugstore Cowboy
Este filme retrata o que um viciado é capaz de fazer para obter drogas e continuar com o vício. Segue um grupo de viciados liderados por Bob (Matt Dillon) que se unem para assaltar farmácias para sustentar o vício e também conseguir dinheiro.
A gangue permanece unida, mas parece não se entender bem e após uma tragédia tudo muda entre eles.
Direção: Gus Van Sant | Roteiro: Gus Van Sant, Daniel Yost | Ano: 1989 | Duração: 102 minutos | Elenco: Matt Dillon, Kelly Lynch, James LeGros, Heather Graham, William S. Burroughs, Max Perlich.
4. Trainspotting – Sem Limites (Trainspotting)
O filme conta as histórias de viciados em heroína que vivem em um subúrbio de Edimburgo, Escócia, narradas sob o ponto de vista de um deles, Renton (Ewan McGregor ). Ele é um jovem usuário que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy (Jonny Lee Miller), um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremner), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata.
Direção: Danny Boyle | Roteiro: John Hodge | Ano: 1996 | Duração: 94 minutos | Elenco: Ewan McGregor, Ewen Bremmer, Jonny Lee Miller, Kevin McKidd, Robert Carlyle, Kelly Macdonald, Peter Mullan, James Cosmo, Eileen Nicholas, Susan Vidler, Pauline Lynch, Shirley Henderson, Stuart McQuarrie, Irvine Welsh, Dale Winton.
5. Medo e Delírio (Fear and Loathing in Las Vegas)
Medo e Delírio é a adaptação para o cinema do romance Medo e Delírio em Las Vegas, de Hunter S. Thompson, jornalista excêntrico criador do estilo denominado Jornalismo Gonzo. Ambientado nos anos 1970, o longa acompanha um jornalista (Johnny Depp) e seu advogado (Benicio Del Toro), enviados para a cobertura do Mint 400, uma corrida de motos no deserto.
Regado a álcool e drogas, o enredo expõe os dois amigos e mostra como eles se afundam em constragimentos e alucinações causados pelo abuso das substâncias químicas. O filme ganha um tom frenético e audacioso, típico das obras de Terry Gilliam.
Direção: Terry Gilliam | Roteiro: Terry Gilliam, Tony Grisoni | Ano: 1998 | Duração: 118 minutos | Elenco: Johnny Depp, Benício Del Toro, Christina Ricci, Ellen Barkin, Cameron Diaz, Tobey Maguire, Gary Busey, Flea, Harry Dean Stanton.
6. Bicho de Sete Cabeças
Com um roteiro bem elaborado e plausível, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno denominado Canto dos Malditos, o drama nacional Bicho de Sete Cabeças despertou para uma nova maneira de pensar sobre as instituições psiquiátricas no Brasil.
A obra conta a história de Neto (Rodrigo Santoro), um jovem que é internado em um hospital psiquiátrico após seu pai, Wilson (Othon Bastos), descobrir um cigarro de maconha com ele. Além de abordar a questão dos abusos que acontecem nos manicômios, o longa também flerta com a temática sobre drogas, a relação entre pai e filho e as consequências geradas na estrutura da família.
Direção: Laís Bodanzky | Roteiro: Luiz Bolognesi | Ano: 2000 | Duração: 74 minutos | Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Caco Ciocler, Cássia Kiss Magro, Jairo Mattos, Altair Lima, Lineu Dias, Daniela Nefussi, Gero Camilo, Marcos Cesana, Luis Miranda, Valéria Alencar,
7. Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream)
Não podia deixar de constar na lista essa obra de Darren Aronofsky, que é um espelho das consequências nos usuários das mais diversas formas de drogas. É uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheias de sonhos.
A história segue Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly), que formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viver feliz para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro.
Já Sara, mãe de Harry, é viciada em assistir a programas de TV. Até que um dia, ela recebe um convite para participar do seu programa favorito, o “Tappy Tibbons Show”, transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, ela começa a tomar cada vez mais até se tornar uma viciada no medicamento.
Direção: Darren Aronofsky | Roteiro: Darren Aronofsky | Ano: 2001 | Duração: 102 minutos | Elenco: Jared Leto, Ellen Burstyn, Jennifer Connelly, Marlon Wayans, Christopher McDonald, Louise Lasser, Keith David, Nina Zavarin, San Gullette, Peter Maloney.
8. Querido Menino (Beautiful Boy)
Não tem como ver as agruras que passa Victor Dantas (Flávio Tolezani), pai de Pedro “Dom”, protagonista da série da Prime Vídeo e não lembrar do esgotamento sofrido por David Sheff (Steve Carell), genitor de Nic Sheff (Timothée Chalamet) em Querido Menino.
Ambas as obras – série e filme – são baseadas em fatos. O filme Querido Menino é baseado nas memórias Beautiful Boy: A Father’s Journey Through His Son’s Addiction, de David Sheff, e Tweak: Growing Up on Methamphetamines, de Nic Sheff.
David Sheff é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa, Karen Marbour (Maura Tierney) e os filhos. O filho mais velho Nic é fruto do primeiro casamento com Vicki Sheff (Amy Ryan) e é viciado em metanfetamina, o que abala completamente a rotina da família. David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância de carinho e suporte, ao mesmo tempo em que estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.
Direção: Felix Van Groeningen | Roteiro: Luke Davies, Felix Van Groeningen | Ano: 2018 | Duração: 121 minutos | Elenco: Steve Carrel, Timothée Chalamet, Jack Dylan Grazer, Maura Tierney, Stefanie Scott, Amy Ryan, Andre Royo, Chritian Convery, Oakley Bull, Amy Aquino, Carlton Wilborn, Timothy Hutton.
9. Branquinha (White Girl)
Dirigido por Elizabeth Wood e disponível na Netflix, Branquinha acompanha a história de um jovem universitária, Leah (Morgan Saylor), em busca de entorpecentes, que se perde em um caminho sem volta e paga um preço alto para descobrir que o mundo das drogas não vale à pena.
Ela mora em Nova York e acaba se apaixonado por Blue (Brian Marc), um traficante que trabalha na esquina de sua nova casa. Eles se envolvem e depois de uma apreensão, o rapaz vai preso e ela faz um enorme esforço pra conseguir tirá-lo da prisão.
Direção: Elizabeth Wood | Roteiro: Elizabeth Wood | Ano: 2016 | Duração: 90 minutos | Elenco: Morgan Saylor, Brian ‘Sene’ Marc, Justin Bartha, Chris Noth, Adrian Martinez, India Menuez, Anthony Ramos, Ralph Rodriguez, Annabelle Dexter-Jones.
10. Cherry – Inocência Perdida (Cherry)
Baseado no romance de Nico Walker, Cherry acompanha a vida de um jovem de origem rica (Tom Holland) que decide entrar para o exército e acaba sendo enviado ao Iraque, deixando sua família e a namorada Emily (Ciara Bravo) para trás. Mas o protagonista não consegue lidar com as atrocidades e violências da guerra e quando volta para casa desenvolve transtorno pós-traumático. Ao tentar lidar com a doença, ele acaba se viciando em drogas e entra para o mundo do crime, assaltando bancos, para sustentar seu vício.
Direção: Joe Russo, Anthony Russo | Roteiro: Jessica Goldberg | Ano: 2021 | Duração: 142 minutos | Elenco: Tom Holland, Ciara Bravo, Jack Reynor, Michael Rispoli, Jeffrey Wahlberg, Forrest Goodluck, Michael Gandolfini, Fionn O´Shea, Sam Clemmett, Kyle Harvey, Thomas Lennon, Theo Barklem-Biggs.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).