Os EUA comportam o maior número de psicopatas do mundo, de forma que é de se esperar que essas “espécies” sejam representadas com frequência nas telonas de Hollywood. O uso da violência, a mente enigmática e/ou a tensão criada em trilhas que abordam o assunto podem fascinar e atrair os espectadores que gostam do tema. Abaixo segue uma lista com 10 magníficas obras que acertam nessas medidas e provocam a imaginação do público, em ordem cronológica conforme data de lançamento.
1. Psicose (Psycho)
Longa que garantiu a Hitchcock o título de “mestre do suspense”, adaptado do livro “Psycho” de Robert Bloch, acompanha a história de Marion Crane (Janet Leigh), uma secretária que foge após roubar 40 mil dólares do lugar onde trabalha. Durante a fuga de carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega a um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito desajeitado, mas atencioso, chamado Norman Bates (Anthony Perkins). Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.
O longa fez tanto sucesso que teve algumas continuações e releituras, mas nenhuma dirigida por Hitchcock e todas deploráveis. Até que em 2013 surgiu a série Bates Motel, estrelada por Freddie Highmore e Vera Farmiga, servindo como um “prólogo contemporâneo” e apresentando Bates desde seus 17 anos até os acontecimentos após o filme, finalizando depois de 5 temporadas.
Direção: Alfred Hitchcock | Roteiro: Joseph Stefano | Ano: 1960 | Duração: 109 minutos | Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Simon Oakland, Vaughn Taylor, Frank Albertson, Lurene Tuttle, Patricia Hitchcock, John Anderson, Mort Mills.
2. O Iluminado (The Shining)
Baseado no livro homônimo de Stephen King, segue Jack Torrance (Jack Nicholson), um homem comum que vai morar no então vazio Overlook Hotel, um enorme estabelecimento de veraneio, onde foi contratado como caseiro durante a baixa estação, no inverno. Ele leva a esposa Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). No entanto, à medida em que o tempo passa, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, enquanto seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo. A obra se tornou um clássico do cinema de terror moderno, contando com o domínio de direção de Kubrick e a inspirada e primordial atuação de Nicholson.
Direção: Stanley Kubrick | Roteiro: Stanley Kubrick, Diane Johnson | Ano: 1980 | Duração: 119 minutos | Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone, Joe Turkel, Anne Jackson, Tony Burton, Lia Beldam, Billie Gibson, Barry Dennen, David Baxt, Manning Redwood, Lisa Burns.
3. O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs)
Adaptado do best-seller de Thomas Harris, dispõe das atuações cruciais de Jodie Foster e Anthony Hopkins. Foster, no papel da recruta do FBI, Clarice Starling, recebe de seu superior Jack Crawford (Scott Glenn) a missão de encontrar um assassino em série, Buffalo Bill (Ted Levine), que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o perigoso psicopata, Hannibal Lecter (Hopkins), um ex-psiquiatra mantido em uma prisão subterrânea sob acusação de canibalismo, que pode entender a psique do criminoso que ela busca, ajudando-a a encontrá-lo.
O personagem de Hopkins ressurge na decepcionante continuação Hannibal (2001) – com Julianne Moore no papel de Clarice – e no mais interessante preâmbulo Dragão Vermelho (2002).
Primeiro filme de horror a ganhar o Oscar de Melhor Filme, ainda teve a distinção de ser o terceiro na história a receber os 5 prêmios principais do Oscar (Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Atriz). Os demais foram Aconteceu Naquela Noite (1934) e Um Estranho no Ninho (1975).
Direção: Jonathan Demme | Roteiro: Ted Tally | Ano: 1991 | Duração: 118 minutos | Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Scott Glenn. Anthony Heald, Ted Levine, Frankie Faison, Kasi Lemmons, Brooke Smith, Paul Lazar, Dan Butler, Lawrence T. Wrentz, Don Brockett, Frank Seals Jr., Stuart Rudin, Masha Skorobogatov.
4. Clube da Luta (Fight Club)
Clube da Luta é baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996. Estrelado por Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter, o filme de David Fincher acompanha Jack (Norton), representante do “homem comum” que está descontente com o seu trabalho de classe média na sociedade americana. Ele conhece uma mulher dissoluta, Marla Singer (Carter), e se apaixona por ela. Depois, passa a andar com o rebelde e estranho Tyler Durden (Pitt), um vendedor de sabonetes, com o qual forma um clube de combate com regras bem rígidas, que acaba se tornando uma verdadeira organização terrorista.
Direção: David Fincher | Roteiro: Jim Uhls | Ano: 1999 | Duração: 139 minutos | Elenco: Edward Norton, Brad Pitt, Helena Bonham Carter, Meat Loaf, Zach Grenier, Richmond Arquette, David Andrews, George Maguire, Eugenie Bondurant, Christina Cabot, Sydney Colston, Rachel Singer, Christie Cronenweth, Tim De Zarn, Ezra Buzzington.
5. Harry chegou para ajudar (Harry, un ami qui vous veut du bien)
Trata-se de um suspense francês que conta a história de Michel (Laurent Lucas) que, juntamente com sua esposa Claire (Mathilde Seigner) e suas três filhas pequenas, partem em uma viagem de férias. Ao parar em um posto de gasolina, Michel repentinamente encontra Harry (Sergi López), um velho amigo que diz que ambos estudaram juntos quando eram crianças, citando até mesmo um poema que Michel escreveu na escola. O amigo e sua namorada acabam sendo convidados a seguir viagem com eles. Harry, então, descobre que o anfitrião já não escreve há anos e resolve ajudá-lo a retomar sua carreira de escritor. Porém, a cada vez que ele ajuda Michel e sua família fatos estranhos ocorrem.
Direção: Dominik Moll | Roteiro: Dominik Moll, Gilles Marchand | Ano: 2000 | Duração: 117 minutos | Elenco: Sergí López, Laurent Lucas, Mathilde Seigner, Michel Fau.
6. Psicopata Americano (American Psycho)
Intenso thriller psicológico, baseado no romance homônimo de Bret Easton Ellis, narra a vida de Patrick Bateman (Christian Bale), um rico banqueiro de investimento de Wall Street. Egocêntrico e extremamente vaidoso, Bateman aos poucos se revela um assassino serial que vaga livremente e sem receios em busca de uma nova vítima. Seus impulsos letais são abastecidos por um zeloso materialismo e uma inveja torturante quando ele encontra alguém que possui mais do que ele. Após um colega dar-lhe um cartão de visitas melhor que o seu, a sede de sangue surge e ele aumenta ainda mais suas atividades homicidas, tornando-se um perigoso e violento psicopata.
Direção: Mary Harron | Roteiro: Mary Harron, Guinevere Turner | Ano: 2000 | Duração: 101 minutos | Elenco: Christian Bale, Willem Dafoe, Jared Leto, Chloë Sevigny, Reese Witherspoon, Guinevere Turner, Josh Lucas, Samantha Mathis, Reg E. Cathey, Justin Theroux, Matt Ross, Cara Seymour, Krista Sutton, Bill Sage, Stephen Bogaert.
7. Perfume: A história de um Assassino (Perfume: The Story of a Murderer)
Mais um suspense europeu, Perfume: A História de um Assassino é baseado no livro homônimo do escritor alemão Patrick Süskind. O thriller situa-se no século XVIII, em Paris, e narra a vida de Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw), homem que possui um olfato extremamente apurado, capaz de orientar-se apenas pelos cheiros. Ele nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o abandona, mas o choro dele faz com que seja descoberto pelos presentes na feira e, em consequência, ela seja presa e condenada à morte.
Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta, mesmo que estejam longe do local em que está. Adulto, torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo, supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Grenouille cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que realize seu sonho. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.
Direção: Tom Tykwer | Roteiro: Tom Tykwer, Andrew Birkin, Bernd Eichinger| Ano: 2006 | Duração: 147 minutos | Elenco: Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickman, Rachel Hurd-Wood, Jessica Schwarz, Karoline Herfurth, John Hurt.
8. Onde os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men)
Dirigido pelos irmãos Coen e inspirado no romance homônimo de Cormac McCarthy, Onde os Fracos Não Têm Vez levou os prêmios do Oscar de Melhor Filme, Direção, Ator Coadjuvante e Roteiro Adaptado. Com um tom melancólico, o enredo situa-se no início dos anos 80 e se desenrola em torno de Llewelyn Moss (Josh Brolin), veterano do Vietnã que encontra vários homens mortos diante de um carregamento de heroína, fruto de um confronto sem vencedores, e mais de dois milhões de dólares. Ele leva o dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo por isso. Logo, Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico de aluguel sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém, para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones), que persegue os dois.
Direção: Joel Coen, Ethan Coen | Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen | Ano: 2007 | Duração: 122 minutos | Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Kelly Macdonald, Woody Harrelson, Barry Corbin, Stephen Root.
9. Sede de Sangue (Bakjwi)
Longa sul-coreano segue Sang-hyeon (Song Kang-ho), um padre que acredita que a vida é preciosa e se torna voluntário de um projeto secreto de desenvolvimento de vacinas. Seu intuito é ajudar a salvar vidas, ameaçadas por um vírus mortal. No entanto, durante o experimento ele é infectado e morre. Quando recebe uma transfusão de sangue de paradeiro desconhecido, volta à vida, mas se torna um vampiro. Sang-hyeon fica dividido em um dilema moral entre a fé e uma monstruosa sede de sangue humano.
Direção: Chan-Wook Park | Roteiro: Chan-Wook Park, Seo-Kyeong Jeong| Ano: 2010 | Duração: 133 minutos | Elenco: Kang-Ho Song, Ok-Bin Kim, In-hwan Park..
10. Garota Exemplar (Gone Girl)
Tal como A Mão que Balança o Berço e diferente dos filmes antes citados, neste a psicopata é uma mulher. Na pele de Amy Dunne, Rosamund Pike, talvez em seu melhor papel, brilha e rouba todas as cenas em que aparece. Na história, ela desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) como principal suspeito. Ele começa a agir descontroladamente, abusa de mentiras e conta unicamente com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon). Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy. Baseado no livro “Garota Exemplar”, escrito por Gillian Flynn, que também assina o roteiro.
Direção: David Fincher | Roteiro: Gillian Flynn| Ano: 2014 | Duração: 117 minutos | Elenco: Ben Affleck, Rosamund Pike, Neil Patrick Harris, Tyler Perry, Carrie Coon, Kim Dickens, Patrick Fugit, Emily Ratajkowski.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).