Nunca gostei de filme de terror. É muito difícil alguém me convencer assistir um filme desse gênero. Contudo, o suspense entrou em minha vida para ficar. Uma diferença clara entre os dois gêneros – suspense e terror – é que o suspense apela para plateia, ou seja, queremos saber o que irá acontecer com o protagonista enquanto ele anda sozinho na rua escura, já o terror, usa mais de imagens, o medo fica mais visual. Sim, é uma maneira muito vaga de diferenciar os dois tipos, mas vim aqui falar do gênero que me agrada mais, e sendo assim, tentarei explicar porque o suspense é mais interessante.
Hitchcock, cineasta britânico, e também considerado o mestre dos suspenses, tem uma explicação bem concisa sobre o suspense, vou tentar resumir o que ele disse: Vamos imaginar uma cena que tenha uma bomba embaixo de uma mesa. Ela explode do nada. Quem assiste pode até ficar surpreso, mas antes, era uma cena comum, ninguém imaginava uma bomba na história. Agora vamos imaginar a mesma cena, porém com elementos de suspense: Primeiro quem está assistindo sabe que existe uma bomba embaixo da mesa, pode até saber quem foi que colocou, também sabe que faltam dez minutos para ela explodir. Nesta situação quem assiste já está dentro da história, querendo avisar os personagens que existe uma bomba prestes a explodir. Então podemos concluir que na primeira cena imaginada, existe um mistério e na segunda cena, um suspense.
Umberto Eco, escritor italiano, acreditava que toda obra de ficção é composta por suspense, seja ela na literatura ou na dramaturgia, pois todo leitor/espectador cria esperanças e medos na história que acompanha.
Suspense, é um termo inglês que significa “aquilo que mantém a expectativa ansiosa sobre uma resolução ou o estado de tensão numa determinada situação. Trata-se, no âmbito da arte (literatura, teatro e cinema), de um recurso que visa a expectativa impaciente do telespectador ou do leitor pelo desenvolvimento de uma ação. É um estado de espírito provocado pela incerteza relativamente a um acontecimento futuro.” Então aí está a grande chave para que o gênero suspense conquiste tantos fãs, pois o autor precisa manter uma história com pistas para o desenlace do conflito que exije a participação do público.
Agora vou indicar alguns filmes básicos para quem quer começar a entrar no mundo dos suspenses:
Garota Exemplar
Filme com direção de David Fincher, narra a história de Amy Dunne que desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia.
Ilha do Medo
Filme com direção de Martin Scorsese, narra uma história que se passa no ano de 1954, onde uma dupla de agentes federais investiga o desaparecimento de uma assassina que estava hospitalizada. Ao viajarem para Shutter Island – ilha localizada em Massachusetts – para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas.
O Outros
Com direção de Alejandro Amenábar, filme narra uma história que acontece durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença que os impedem de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior, mas quando eles contratam empregados para a casa eles terminam quebrando estas regras, fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.
Os Suspeitos
Dirigido por Denis Villeneuve, o filme narra a história de Keller Dover que leva uma vida feliz ao lado da esposa Grace e os filhos Ralph e Anna. Um dia, a família visita a casa de Franklin e Nancy Birch, seus grandes amigos. Sem que eles percebam, a pequena Anna e Joy, filha dos casais, desaparecem. Desesperadas, as famílias apelam à polícia e logo o caso cai nas mãos do detetive Loki. Não demora muito para que ele prenda Alex, que fica apenas 48 horas preso devido à ausência de provas contra ele. Alex na verdade tem o QI de uma criança de 10 anos e, por isso, a polícia não acredita que ele esteja envolvido com o desaparecimento. Entretanto, Keller está convicto de que ele tem culpa no cartório e resolve sequestrá-lo para arrancar a verdade dele, custe o que custar.
Sobre Meninos E Lobos
Com direção do ator Clint Eastwood, o filme conta a história de Jimmy, Dave e Sean, amigos que cresceram juntos na classe média de Boston, mas que seguiram caminhos diferentes depois de uma terrível tragédia. Anos depois, eventos brutais fazem com que eles se reencontrem. Katie, a filha adolescente de Jimmy, é brutalmente assassinada. Dave parece ter alguma ligação com o crime. Sean, agora um policial, corre contra o relógio para resolver o crime, antes que Jimmy faça justiça com as próprias mãos. Trabalhando com a adaptação de Brian Helgeland para o romance de Dennis Lehane, o vencedor do Oscar Clint Eastwood molda uma obra-prima, um thriller pensativo, lidando com assuntos como a família, amigos e a inocência perdida.