Personagens de conduta ambígua e caráter duvidoso, femme-fatales, jogos de luz e sombra, crimes, histórias que não são exatamente o que parecem…elementos assim se tornaram marca registrada do que ficou conhecido como film noir, gênero que se popularizou na década de 1940 e que segue influenciando novas produções. Nesse breve especial iremos apresentar um pouco de sua história, suas principais características e as obras fundamentais de se conhecer.
O contexto de seu surgimento
Após a Segunda Guerra Mundial, isto é, a partir de 1945, o Cinema, como é de seu feitio, refletiu o tipo de mundo que emergia do conflito. Nesse sentido, não é muito difícil imaginar o que ocorreu: a humanidade acabara de testemunhar os horrores de uma guerra que produziu milhões de mortes, campos de extermínio e armas nucleares. Uma onda de desesperança e pessimismo atingiu a Arte como um todo e os filmes em particular. Longas com consideráveis doses de cinismo passaram a ser produzidos em Hollywood, contrastando com a Era de Ouro dos estúdios, cujo escapismo era uma forma de lidar com os traumas da Grande Depressão. Com isso, ganhou espaço um tipo de narrativa focada em anti-heróis – geralmente detetives particulares – com poucos ou sem escrúpulos que habitam mundos decadentes e sujos, moral e visualmente. A crítica cinematográfica francesa cunhou o termo noir (preto) para se referir a esses títulos.
Influências e características
Esteticamente, podem ser identificadas no noir ecos do Expressionismo Alemão (não por acaso Fritz Lang dirigiu ambos), especialmente nos jogos de luz e sombra, no contraste entre preto e branco e na utilização de tomadas angulares. Já a literatura policial, de nomes como Raymond Chandler e Dashiell Hammett, foi fundamental na criação de diversos roteiros.
Embora rico e multifacetado, o gênero possui certos aspectos que o tornam facilmente identificável: além de protagonistas pouco confiáveis, a atmosfera das histórias costuma ser opressiva e sufocante, servindo como um espelho de seus personagens. Outro elemento comum a várias produções é a presença de algum crime, que pode servir tanto para amarrar a trama quanto para torná-la confusa. As personagens femininas também são muito marcantes no noir, tendo eternizado o conceito de “mulher fatal”. A proximidade com a literatura fica evidente nos diálogos afiados e na narração em off, outros pontos bastantes comuns.
Obras fundamentais
Relíquia Macabra (The Maltese Falcon)
Ano: 1941
Dir: John Huston
Baseado no clássico livro O Falcão Maltês, de Dashiell Hammett, acompanha o detetive Sam Spade (Humphrey Bogart), sujeito canastrão que se vê envolvido em uma intrincada trama de crimes e traições envolvendo uma estatueta valiosa e cobiçada por muitos.
Pacto de Sangue (Double Indemnity)
Ano: 1944
Dir: Billy Wilder
Um corretor de seguros (Fred MacMurray) se alia a uma misteriosa mulher (Barbara Stanwyck) para planejarem o assassinato do marido dela, no intuito de receber o dinheiro da indenização. O plano se torna uma enorme dor de cabeça quando um investigador de fraudes entra no caso.
A Dama do Lago (Lady in the Lake)
Ano: 1946
Dir: Robert Montgomery
Baseado na obra homônima de Raymond Chandler, traz o detetive Philip Marlowe (Robert Montgomery) investigando um desaparecimento. Possui um recurso curioso e inventivo: a narrativa é toda apresentada do ponto de vista do protagonista, ou seja, os demais personagens se dirigem diretamente à câmera quando falam com ele, como se o espectador fosse o investigador do mistério.
À Beira do Abismo (The Big Sleep)
Ano: 1946
Dir: Howard Hawks
Aqui Philip Marlowe é interpretado por Humphrey Bogart, contratado por um general (Charles Waldron) para quitar as dívidas de sua filha (Martha Vickers). Chantagens e assassinatos passam a surgir no cotidiano de Marlowe. Bogart e Lauren Bacall eternizam uma extraordinária parceria.
Os Assassinos (The Killers)
Ano: 1946
Dir: Robert Siodmak
Baseado em um conto de Ernest Hemingway, mostra um investigador de seguros (Edmond O’Brien) tentando desvendar as circunstâncias de um assassinato cuja vítima (Burt Lancaster) não ofereceu resistência.
Os Corruptos (The Big Heat)
Ano: 1953
Dir: Fritz Lang
O detetive Dave Bannion (Glenn Ford), ao investigar o suposto suicídio de um policial, descobre uma trama de corrupção que vai do departamento de polícia até o alto escalão da máfia.
Obras que beberam na fonte do noir
Alphaville
Ano: 1965
Dir: Jean-Luc Godard
Chinatown
Ano: 1974
Dir: Roman Polanski
Blade Runner: O Caçador de Androides (Blade Runner)
Ano: 1982
Dir: Ridley Scott
Gosto de Sangue (Blood Simple)
Ano: 1984
Dir: Joel Coen, Etan Coen
Drive
Ano: 2011
Dir: Nicolas Winding Refn
Dois Caras Legais (The Nice Guys)
Ano: 2016
Dir: Shane Black
Jessica Jones
Ano: 2015 – 2019
Criadora: Melissa Rosenberg
Historiador que acredita que a vida fica mais fácil quando vamos ao cinema.
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