O Festival do Rio anunciou na última quinta-feira (12), por meio de uma publicação em uma rede social, que a edição deste ano corre o risco de não acontecer. Após 20 anos de existência, a organização passa por sua maior crise financeira.
“Estamos buscando apoio junto a várias empresas e parceiros com interesse na viabilidade do Festival do Rio e que apostam também no Estado e na Cidade do Rio de Janeiro”, diz um trecho da publicação.
Segundo as mudanças implementadas em abril deste ano na Lei Rouanet, festivais como este têm um teto de R$ 6 milhões de reais. A organização do Festival do Rio não entrou em detalhes sobre valores, mas confirma que até agora foi feita uma arrecadação pequena que inviabiliza a realização da edição 2019.
A publicação também diz que eles decidiram tornar pública essa realidade porque dentro de poucos dias deverão bater o martelo sobre a decisão. Por enquanto, a 20° edição do Festival do Rio de Cinema tem previsão de acontecer entre os dias 7 e 11 de novembro.
Jornalista amante do cinema e fã do Homem-Aranha. Completamente incapaz de escolher um diretor preferido, mas me dá uma taça de vinho que a gente pode conversar.