Neste domingo (20), o Prêmio Emmy irá realizar sua 72ª edição. O evento elege, em diversas categorias, as melhores séries e minisséries da TV, seus atores e criadores. Entre disputas acirradas, uma grande diversidade de indicações e a apresentação por conta de Jimmy Kimmel, a transmissão começa às 21h e será transmitida ao vivo pelos canais da TNT na televisão e na internet.
Até o momento, as obras com mais pontuadas na categoria de melhor série são Watchmen (26 indicações), The marvelous Mrs. Maisel (20), Succession (18) e Ozark (18). E apesar da liderança de indicações em Watchmen, série da HBO, as produções da Netflix também se destacaram na lista, com 160 indicações e a HBO com 107.
A premiação, que busca “visibilizar a pluralidade da indústria” nas categorias, conta com uma grande diversidade nas indicações, abrindo espaço para produções de artistas negros, asiáticos e latinos. Acompanhe a cerimônia por dentro das indicações, fique ligado nesta lista de favoritos.
Watchmen
A obra mais indicada desta edição do Emmy, concorrendo em 26 categorias, além de ganhar algumas estatuetas nas cerimônias de disputas técnicas. A narrativa desse fenômeno se passa em uma América alternativa de 1986 criada pela DC Comics e inspirada nos quadrinhos Vigilantes Mascarados, onde se dá o surgimento do personagem Dr. manhattan.
A série segue novos rumos com personagens inéditos e objetivos diferentes para os heróis. Na nova produção o foco são eventos envolvendo as tensões raciais em Tulsa, Oklahoma, em 2019. Onde os policiais, usam máscaras para protegerem suas identidades e precisam descobrir a origem e o objetivo de um grupo supremacista chamado A Sétima Kavalaria.
Além da indicação de melhor série, o elenco composto por Regina King, Jeremy Irons, Jean Smart, Yahya Abdul-Mateen II, Jovan Adepo e Louis Gossett Jr foi indicado em diversas categorias, como as de Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante.
The Marvelous Mrs Maisel
Classificada com uma dramédia, e com uma narrativa dos anos 50, a série conta a história de Miriam “Midge” Maisel, uma mulher criada sob o estereótipo de mãe de família e esposa perfeita da alta sociedade que ao ser abandonada pelo marido, descobre que leva jeito para o mundo do stand-up. Recheada de críticas e com o grande destaque da atriz Rachel Brosnaham no papel principal, a obra também é uma da favoritas do público.
Além da indicação de melhor série, o seriado aparece também nas categorias de Melhor Direção em Série de Comédia, Melhor Atriz Coadjuvante, com Alex Borstein e Marin Hinkle, e Melhor Ator Coadjuvante com Sterling K. Brown e Tony Shalhoub.
Sucession
A história da série gira em torno da dinastia dos Roys, uma família americana de que comanda o quinto maior conglomerado de mídia de entretenimento do mundo. O programa explora a lealdade da família, os negócios internacionais e os perigos do poder no século XXI. O conflito da trama começa quando Logan (Brian Cox), o pai e dono do império, um homem bem sucedido e conhecido por sua dureza. Decide, no alto de seus 80 anos, preparar sua sucessão
Apesar de estar empatada com Ozark, a estreia da segunda temporada de Sucession chegou a ganhar um Emmy nas categorias técnicas. E além da indicação para melhor série, o elenco da série aparece bem distribuído nas outras categorias. Brian Cox e Jeremy Strong em Melhor Ator em Série de Drama, Sarah Snook em Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, além de Andrij Parekh e Mark Mylod na categoria Melhor Direção em Série de Drama.
Ozark
A trama da série começa quando consultor financeiro Marty Bird (Jason Bateman) se muda para os arredores do lago de Ozark com sua esposa Wendy (Laura Linney), e eles descobrem que naquela parte do estado do Missouri, o que dá futuro é a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. De acordo com a Netflix, a inspiração para o roteiro veio de Breaking Bad, também uma série da plataforma que conta a história de um homem comum que acaba entrando no mundo da lavagem de dinheiro e do crime.
Além da indicação de melhor série, e as outras 18 indicações para a produção, a obra também conta com as categorias de Melhor Atriz em Série de Drama com Laura Linney, Melhor Ator em Série de Drama com Jason Bateman e Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama com Julia Garner.
Little Fires Everywhere
A trama relata a convivência conflituosa de dois núcleos familiares completamente distintos: Elena Richardson (Witherspoon) comanda a tradicional família branca, rica e “de bem” americana, enquanto Mia Warren (Washington) possui uma curiosa vida de artista ao lado de sua filha adolescente, Pearl (Lexi Underwood). O conflito começa quando Mia resolve morar em Shaker Heights, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, cidade em que Elena integra a classe média alta e acaba alugando a casa da jornalista.
Com a trama, a diretora Lynn Shelton, que faleceu em maio deste ano devido a uma doença sanguínea não-identificada, recebeu sua primeira indicação ao Emmy 2020. Shelton comandou quatro dos oito episódios da série estrelada.