Nota do Filme:
Pouco conhecido, Morbius é um personagem criado por Roy Thomas e Gil Kane, que surgiu nas histórias em quadrinhos do Homem-Aranha para rivalizá-lo. Trata-se de um médico, Dr. Michael Morbius (Jared Leto), com um raro distúrbio no sangue e determinado a encontrar a cura para salvar a si e a outros que sofrem da mesma condição. Essa busca desesperada apresenta um alto custo para o protagonista, o qual se usa de cobaia e acaba se transformando em algo diferente. Com isso, ele precisa aprender a lidar com sua nova versão.
Os personagens são apresentados ainda jovens: Michael e seu amigo Lucian/Milo (Matt Smith), ambos se tratam em um hospital destinado a cuidar de crianças com essa doença rara. Os dois são afastados um do outro e o filme passa aos dias atuais, 25 anos depois. A relação entre eles não se desenvolve na fase adulta, mas percebe-se que o entrosamento se manteve com o tempo. Outra amiga do protagonista é a Dra. Martine Bancroft (Adria Arjona), eles compartilham amizade, mas deixa clara uma possibilidade de relacionamento amoroso.
Usando de métodos não ortodoxos, Morbius começa a realizar experiências cruzando o DNA humano com o DNA de morcegos e quando pensa que encontrou a cura, usa seu próprio corpo como teste para o soro. Ocorre que a “medicação” o transforma em um pseudo-vampiro e o faz precisar de sangue para sobreviver. Ele ganha poderes sobre-humanos, capacidades iguais a de um morcego e os efeitos colaterais também o fazem mudar fisicamente, gerando músculos e presas nele. Não demora até que Milo saiba do estado atual do amigo e queira participar também desse processo de mudança.
Apesar de apresentar algumas camadas, o vilão não é desenvolvido e seu caráter muda conforme as transformações físicas surgem, mas não há elementos suficientes que sugiram isso. Faltou ao público entender por que o antagonista começa deliberadamente uma matança desenfreada e por qual motivo se vira contra todos a sua volta. A trama podia ter incluído a apresentação do verdadeiro caráter dele e construído a ideia de que, com poder, ele seria levado a tais consequências. Ou seja, é um vilão forçado, de forma apelativa.
Além do mais, as forçações não param por aí. Os agentes policiais Simon (Tyrese Gibson) e Rodriguez (Al Madrigal) são muito ingênuos, beirando o infantil. Como deixar de lado a única sobrevivente de uma chacina? E a médica, que participou de tudo, não questiona nada e simplesmente contribui com alguém que pode inclusive matá-la a qualquer instante. Há momentos em que falta lógica, como se todos fossem meio bobos e não percebessem o óbvio ao redor. O filme se vale das chamadas ‘muletas narrativas’, que ocorrem quando falta criatividade para fazer o enredo andar com veracidade.
Com furos de roteiro e piadinhas deslocadas, era para se esperar, no mínimo, que o longa não se levasse a sério, contudo, a obra se leva a sério demais e parece que seu objetivo é ser um filme de anti-herói sóbrio e taciturno, com pitadas de drama e até acerta nas cenas onde o terror é empregado. Mas, ao transitar por esses gêneros, a película se perde, não cria identidade e a trama se sabota, pretendendo muito e entregando pouco. No fim das contas, é apenas mais um filme para introduzir personagem na vastidão do universo cinematográfico Marvel.
Morbius estreia em 31 de março de 2022 nos cinemas. O longa conta com duas cenas entre os créditos, as quais confirmam a intenção de inserir o personagem nesse universo, mas que serão confusas àqueles que não conhecem o UCM.
Direção: Daniel Espinosa | Roteiro: Burk Sharpless, Matt Sazama | Ano:2022 | Duração: 108 minutos | Elenco: Jared Leto, Matt Smith, Adria Arjona, Jared Harris, Al Madrigal, Tyrese Gibson, Michael Keaton, Zaris-Angel Hator, Joe Ferrera, Charlie Shotwell, Joseph Esson, Jason Rennie, Aryan Moaven, Christopher Louridas, Oliver Bodur, Tom Forbes.
Apaixonada por filmes e séries, queria transformar o mundo em um lugar melhor, deitada na minha cama, ligada na TV.
“Sou só uma garota ferrada procurando pela minha paz de espírito.” Kruczynski, Clementine (Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças).