Com Que Filme Eu Vou?

Quem gosta das curiosidades que envolvem o universo de Star Wars vai gostar da indicação de hoje, I Am Your Father é um documentário sobre o ator que deu vida ao amado vilão, Darth Vader, mas somente vida, pois a voz era de outro ator e quem foi mostrado no episódio VI como pai do Luke é um terceiro ator.

O documentário foi produzido em 2015 e conta a jornada de David Prowse antes, durante e depois de viver um dos ícones do cinema, Darth Vader. David foi um fisiculturista conhecido e escolhido para o papel devido ao seu porte, já que o objetivo dos produtores era um ator grande, que pudesse dar vida a essa figura forte, com uma postura única.

Prowse foi a escolha certa para interpretar somente a parte corporal do vilão. O ator tinha um sotaque inglês muito forte, por isso os produtores escolheram James Earl Jones para dublar o Darth Vader e no sexto episódio da saga, O Retorno de Jedi, quem interpreta Darth Vader sem máscara é Sebastian Shaw. David Prowse tinha conhecimento que outro ator dublaria o vilão por ele interpretado, mas a cena em que o rosto do vilão é revelado e mostra um terceiro ator, Prowse descobriu que ela existia e havia sido gravada só quando o filme foi finalizado e exibido, já que a cena em questão foi filmada em segredo.

Robert Watts, um dos produtores de Star Wars revelou que tinha visto no cronograma de filmagens um dia que David Prowse não estaria filmando para rodar a cena do Darth Vader sem a máscara com Sebastian e por medo de que David descobrisse, ele colocou um segurança em cada porta do estúdio.

A relação de David com a Lucasfilm nunca foi boa, mas durante as filmagens do Retorno de Jedi, um jornal britânico publicou um artigo com segredos do filme e como David sempre deu várias declarações para a imprensa, George Lucas imediatamente apontou o vazamento para o ator, cortando assim qualquer laço entre eles.

Desde o desentendimento, David nunca foi convidado para as convenções de Star Wars e mesmo com o jornal inocentando David e esclarecendo que as informações vieram de figurantes e não do ator, Prowse nunca recebeu um pedido de desculpas por parte da Lucasfilm. O documentário foi atrás de George Lucas para uma declaração sobre o assunto, mas o diretor não quis se pronunciar.

O objetivo de I Am Your Father era reproduzir a cena que não foi feita por David Prowse devido a uma falha de comunicação. Durante as gravações em 2015, Robert Watts, que filmou a cena com Sebastian, ficou sabendo que não foi Prowse que deu a declaração para o jornal na década de 80.