Vanessa Hudgens em dose dupla e em clichê natalino de aquecer o coração, esse é o presente da Netflix para os apaixonados por contos de fadas e princesas, mas também para quem estava com saudades da eterna Gabriella Montez.
Ano passado o serviço de streaming lançou o filme Um Príncipe de Natal e o longa fez tanto sucesso que ganhou uma continuação e até conquistou as protagonistas do nosso filme de hoje. Esse sucesso nos mostra que produções clichês ainda agradam o público, por isso hoje iremos falar de outro filme que está na mesma categoria.
Um reino distante, uma plebeia que, por um golpe do destino ou milagre de Natal, vai parar nesse reino e de alguma maneira se aproxima do príncipe.
Esses são pontos que as duas produções têm em comum, porém A Princesa e a Plebeia conta com uma narrativa um pouco diferente.
O longa de Natal estrelado por Vanessa Hudgens nos apresenta a duquesa, e futura princesa, Margaret Delacourt e a confeiteira de Chicago, Stacy DeNovo.
Stacey é uma confeiteira de sucesso e por isso é convidada para participar de um concurso de Natal no reino de Belgravia e lá conhece a Duquesa.
Prestes a se casar, o único desejo de Margaret é conhecer a vida normal de uma plebeia, longe dos holofotes e deveres reais.
Como o príncipe Edward está a caminho da Espanha, Margaret tem a genial ideia das duas trocarem de lugar, afinal, elas são praticamente gêmeas!
A ideia na teoria era ótima, mas dois fatores acabam tirando o plano original dos trilhos. Edward decide ficar em Belgravia e uma pessoa muito próxima de Stacy percebe logo de cara que a confeiteira não é quem diz ser.
Esses fatores obrigam as protagonistas a improvisarem e saírem de suas respectivas zonas de conforto.
Sem nenhum vilão ameaçando a história e com um final pra lá de previsível, A Princesa e a Plebeia pode muito bem ser só mais um filme de gêmeas vivendo a realidade da outra, como Operação Cupido (1998), por exemplo. Mas pela temática natalina e toda magia que envolve o feriado, a produção ganha um certo charme. Belgravia é um cenário digno de um globo de neve. As casinhas cobertas de neve e a decoração natalina nos leva mais perto do encanto.
Vanessa Hudgens e seu ar de princesa também podem ser responsáveis pela magia no filme.
Se você espera uma mega produção ou um roteiro com surpresas, esse filme está longe de atingir tais expectativas, mas se você procura um filme estilo Sessão da Tarde, pega o chocolate quente, pipoca e se joga. Ah, e mais um último aviso! Infelizmente não tem Vanessa Hudgens cantando no filme.
Editora da página e autora da coluna Cinematologia Indica.
De Disney até Tarantino. De Friends até Orange Is the New Black. Uma pessoa que adora explorar cada cantinho da Netflix. Basicamente uma vida created by Shonda Rhimes.