Um dos maiores festivais do cinema francês e mundial, o Festival de Cannes, acaba de prestigiar os maiores destaques da edição de número setenta do evento. O anúncio do vencedor da Palma de Ouro foi feito neste domingo (28) pelo diretor Pedro Almodóvar e pela atriz Juliette Binoche.
Entre os destaques deste ano estavam os aguardados filmes ”The Beguiled” Longa dirigido por Sophia Coppola (Encontro e Desencontros) Drama baseado na novela de Thomas Cullinan.”The Killing of a Sacred Deer” Longa dirigido por Yorgos Lanthimos (A Lagosta e Dente Canino) Retrata sobre um cirurgião que forma um vínculo familiar com um adolescente sinistro, com resultados desastrosos. ”In The fade” Longa que retrata uma mulher que busca vingança pelas mortes de seu marido e filho durante um atentado neonazista. ”You Were Never Really Here” Um drama psicológico de um homem traumatizado que tenta resgatar uma jovem que está presa em uma rede de prostituição. ”Happy End” Drama familiar dirigido por Michael Haneke e estrelado por Isabelle Huppert (Elle). ”120 Batimentos por minuto” Longa que retrata sobre a luta contra o preconceito e pela cura dos soropositivos. ”Wind River” Um drama policial dirigido por Taylor Sheridan (Roteirista de A qualquer Custo e Sicario) e ”The Square” Uma sátira em volta da arte. Confira os vencedores da edição de número Setenta do Festival de Cannes.
Câmera de Ouro (Melhor primeiro filme):
Jeune Femme (Montparnasse-Bienvenüe) (diretor: Léonor Serraille)
Melhor Curta-Metragem:
A Gentle Night (diretor: Qiu Yang)
Melhor Roteiro:
The Killing of a Sacred Deer (diretor: Yorgos Lanthimos) e You Were Never Really Here (diretor: Lynne Ramsay). Empate.
Prêmio do Júri:
Loveless (diretor: Andrei Zvyagintsev)
Melhor Atriz:
Diane Kruger, In the Fade (diretor: Fatih Akin)
Melhor Ator:
Joaquin Phoenix, You Were Never Really Here (diretor: Lynne Ramsay)
Melhor Diretor:
Sofia Coppola, The Beguiled
Prêmio Grand Prix:
120 Batimentos por minuto (diretor: Robin Campillo)
70th Anniversary prize:
Nicole Kidman
Palma de Ouro:
The Square (diretor: Ruben Östlund)
Carioca da gema e Jornalista. Completamente apaixonado pela filmografia de David Lynch e Paul Thomas Anderson. Nas horas vagas, costumo assistir filmes da Criterion Collection ou da A24, além da vasculhar discografias de Indie Rock e Alternativo.