As 15 trilhas sonoras mais épicas do cinema

Aaaah… trilhas sonoras. Um dos ingredientes mais importantes e mágicos do cinema. Em alguns casos, carregam o filme nas costas. Como homenagem  ao setor, eis uma lista das 15 músicas mais épicas que compõem a sétima arte. As escolhas, bem como a ordem de classificação, são dignas de discussão – visto que refletem a opinião do redator-, mas servem como largada para relembrar melodias extraordinárias. Vale lembrar que alguns compositores mencionados abaixo foram responsáveis apenas pela seleção da trilha para a obra, não pela produção.

 

15° – Promentory, O Último dos Moicanos

 Compositor: Trevor Jones.

Talvez as gerações mais novas desconheçam esta música. Afinal, o filme de 1992 não é considerado um supeeer clássico. Entretanto, a trilha tem papel fundamental sobre a jornada do protagonista, interpretado pelo ator Daniel Day-Lewis.

Como bem aponta um usuário nos comentários no Youtube, a melodia é inspiradora.

 

14° – Now We Are Free, Gladiador

Compositor: Hans Zimmer / Lisa Gerrard.

A trilha em questão exerce forte influência na cena final deste longa histórico. Segurar as lágrimas é uma missão árdua. A canção transcendental foi premiada no Oscar 2001.

 

13°- Also Sprach Zarathustra, 2001: Uma Odisseia no Espaço

Compositor: Richard Strauss.

Taaannn….. taannnnnnnnnn… taaannnnnnnnnn…… Taaaaaaaaaaaaaaaaaaammmmmm…. taaaaaaaaaaaaaam.

O clássico de ficção científica de Stanley Kubrick chocou positivamente o mundo ao casar música clássica com astronomia. A cena de abertura é muito lembrada até hoje, muito por conta das notas de Richard Strauss. Bravo, bravo.

 

12° –  Space Jam, Space Jam: O Jogo do Século

Compositor: James Newton Howard.

Pessoas que foram crianças na década de 90 e dançaram esta música em frente ao videocassete, me add!

O longa que colocou o jogador Michael Jordan dentro no universo dos Looney Tunes também trouxe uma música inesquecível. Quer melhorar o ânimo? Aperte o play acima.

 

11° –  Prelude, Psicose

Compositor: Bernard Herrmann.

Todo mundo sabe que Alfred Hitchcock é um mestre do suspense. Logo, seus filmes carregam trilhas de suar as mãos, como a música tema de Psicose, que anuncia o perigo eminente.

 

10° – Raiders of The Lost Ark, franquia Indiana Jones

Compositor: John Williams.

Quem já sonhou em ser um arqueólogo aventureiro à procura de tesouros certamente já ouviu esta trilha dezenas de vezes.  Quando apertamos o play, procuramos o chapéu mais próximo, colocamos a bota e partimos rumo ao desconhecido (ou pelo menos é o que gostaríamos de fazer).

 

9° – The Good, the Bad and the Ugly, Três Homens em Conflito

Compositor: Ennio Morricone.

Quando o assunto é  gênero faroeste, Ennio Morricone é referência. Não à toa, a música mais famosa dessa categoria de filmes pertence a ele. Afinal, é impossível não sentir o espírito do velho oeste com a trilha acima.

8° – Main Theme, franquia De Volta para o Futuro

Compositor: Alan Silvestri.

Skates Voadores. Tênis que amarram os cadarços sozinhos. Comidas minúsculas que ficam grandes em segundos. Muitos elementos da trilogia de Steven Spielberg ficaram gravados na memória dos fãs. E a trilha inconfundível está inclusa nessa lista.

 

7° – Unchained Melody, Ghost: Do Outro Lado da Vida

Compositor: Alex North.

Sim, ela está aqui. A sessão da tarde também exibe longas com trilhas marcantes. O amor aparentemente impossível caiu na graça do público muito por conta da música melosa do grupo The Righteours Brothers.

 

6° –  Ghostbusters , Os Caça-Fantasmas

Compositor: Elmer Bernstein.

Outro clássico da sessão da tarde que estaciona entre os 10 primeiros da lista. A animada canção que quase obriga o ouvinte a cantar junto continua a ecoar em festas temáticas pelo mundo afora. Ghostbusteeeerrrs…..

 

5 ° – Gonna Fly Now, franquia Rocky

Compositor: Bill Conti.

Qualquer praticante de exercícios físicos já colocou esta música durante as atividades. Até mesmo para varrer a casa. Gonna Fly Now tornou-se um hino para superação. Saltou como um atleta de dentro das telas e caiu nas mãos da realidade. Vá correr atrás dos seus sonhos!

 

4° – Circle of Life, Rei Leão

Compositor: Hans Zimmer.

Lembro que já levantei um gato e o segurei acima da minha cabeça, cantando a letra de Rei Leão. Sei que mais gente já fez isso (não é mesmo?). Achei importante mencionar essa brincadeira para justificar o quanto a trilha está enraizada em diversas gerações. Clássica.

 

3° – Jurassic Park Theme, franquia Jurassic Park

Compositor: John Williams.

Toda criança já quis ver um dinossauro de verdade, ao vivo. A trilha de John Williams fomenta esse sonho atemporal. Nos faz acreditar no impossível. Logo nos primeiros segundos os pelos do corpo já arrepiam. Que venham mais filmes.

2° – My Heart Will Go On, Titanic

Compositor: James Horner.

Tanta emoção. Tanta paixão. Tanta Q-U-A-L-I-D-A-D-E. A majestosa obra de James Cameron contagiou o mundo inteiro durante anos. Ainda contagia.  Afinal, não é de se esperar menos do filme que apresentou o casal mais amado do cinema, eternizado na emocionante voz de Celine Dion.

 

1° – Star Wars Theme, franquia Star Wars

Compositor: John Williams.

Como diria um MC do sul do país, “uuh, sai da frente que chegou o presidente…”.

Até quem não é fã da saga reconhece a grandiosidade da trilha de Star Wars (como é o caso do redator desta lista). Ela é conhecida em todo o planeta. Com a nova onda de filmes, ficou ainda mais em evidência. Seria nosso hino galáctico?