Projeto nascido em Salvador (Bahia) prova que nem só de Streaming vive o audiovisual em tempos de quarentena.
A iniciativa encabeçada pelas cineastas Cíntia Maria e Jamile Coelho e o gestor cultural Chicco Assis teve sua estreia em 22/03 no bairro Dois de Julho – área nobre de Salvador – com a exibição do clássico Tempos Modernos de Charles Chaplin. Desde então, o coletivo tem ganhado espaço no cenário cultural brasileiro e já chegou a São Paulo e Espírito Santo.
Com cinemas e casas culturais fechadas durante a pandemia, o projeto busca ressignificar esses espaços e manter a cultura e a arte presentes no cotidiano. Além disso, o projeto tem se mostrado uma alternativa também de combate ao ócio e a solidão tão latentes durante o isolamento. Uma bela alternativa para manter o cinema como um fenômeno coletivo em tempos de apartamento social.
Chicco Assis, um dos criadores do Cine Janela, estará no próximo episódio do Podcast da Cinematologia para falar mais sobre a rede essa colaborativa de afetos cinematográficos.
Linguista, feminista, comunista de Iphone e debochada. Acredito que todo desentendimento é causado por confusão semântica e que 90% dos conflitos humanos podem ser resolvidos com diálogo. Especialista em procrastinação, melancolia e overthink.
Formei-me em Letras e no Cinema busco esquecer.