Único filme brasileiro presente na mostra alemã tem estreia prevista no Brasil para o segundo semestre.
“A Última Floresta”, longa-metragem dirigido por Luiz Bolognesi (“Uma História de Amor e Fúria”), terá sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Documentário de Luiz Bolognesi, mesmo diretor de Ex-Pajé, que denunciou as manobras da igreja evangélica para desacreditar os xamãs no Brasil, será o único filme brasileiro presente na mostra Panorama da premiação alemã.
Além de Bolognesi, o líder xamã Davi Kopenawa Yanomani assina o roteiro que denuncia descaso com indígenas agravado no atual governo.
O filme retrata o cotidiano de um grupo Yanomami isolado. O xamã Davi Kopenawa Yanomami busca proteger as tradições de sua comunidade enquanto luta para que a lei seja cumprida e os invasores do garimpo retirados do território legalmente demarcado.
A terra ianomâmi no Brasil, na fronteira com a Venezuela, abriga cerca de 27.000 membros dessa comunidade e constitui a maior reserva indígena do país.
O longa será exibido no evento até a próxima sexta e de 9 a 20 de junho. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre deste ano.