A POESIA MÓRBIDA DO UNIVERSO DE TIM BURTON

 

No mundo cinematográfico, distintos universos já foram adaptados de livros, HQs, novelas, músicas, enfim, de uma infinidade de fontes das quais deram vida a um imaginário muitas vezes inalcançável, com tanta sutileza de detalhes que muitas das vezes ficamos boquiabertos com sua tamanha grandeza. Como não imaginar um universo interestelar sem antes pensar no Sr. Spock, ou Lord Darth Vader? Ou num universo mágico, querendo receber uma carta de Hogwarts, ou até imaginar o universo da terra média sem pensar em Daenerys Targaryen e seus dragões, Frodo Bolseiro e sua jornada para destruir um anel, ou os temíveis Vikings, pois é a magia dos cinemas, seriados e dos Livros constantemente acontece graças a mentes extraordinárias como Tolkien, Martin, Rowling, Lucas, Roddenberry, e tantos outros que em seus universos paralelos criaram mundos inteiros. Nesta matéria iremos listar cinco obras (Animações) que pertence a um universo único o de Timothy Willian Burton, ou simplesmente Tim Burton, obras de um universo melancólico, sombrio, poético e aterrorizante.

“A loucura de uns é a realidade de outros” Timothy Willian Burton

5) James e o Pêssego Gigante (1996)

Dos estúdios Disney James e o Pêssego Gigante não é dirigido por Tim Burton, mas por que de trazer este filme citando o universo do Burton? A resposta é simples, todos os aspectos cinematográficos desta obra remetem ao universo de Burton, a adaptação do livro de mesmo nome foi trazida para o universo de Burton, sendo que este é somente um produtor no filme. A imagem esguia e frágil do personagem principal, os personagens secundários com características próprias, a imagem sedutora feminina presente de forma discreta, o cenário sempre soturno, são aspectos impares do universo do Burton.

 

4) 9 – A Salvação (2009)

Da PlayArte 9 A Salvação também é uma obra da qual o Burton é o produtor. Aqui esta mais explicito a presença do universo do Burton, estamos falando de um mundo pós-apocalíptico destruído pelas máquinas, onde do terror da tragédia surge a poesia do belo. Com uma trilha sonora envolvente, e um enredo que cabe excelentes reflexões filosóficas, 9 – A Salvação é mais uma das obras do universo Burton que recomendamos vocês assistirem.

“As vezes o medo tem as respostas certas.” Frase dita pelo nº 1.

 

3) Frankenweenie (2012)

Dos estúdios Disney Frankenweenie na verdade é um remake dos anos 80, que conta a história do pequeno Victor Frankenstein que perde seu grande amigo o seu cão chamado Sparky, onde ele não satisfeito com a morte de seu amigo tenta ressuscitá-lo. Por tras dessa animação esta a seleta obra de Mary Shelly chamada O Moderno Prometeu, ou como ficou conhecida Frankenstein. O Terror gótico também é bem expressivo em Frankenweenie, a natureza da obra ser toda em preto e branco deixa mais poético o cenário da obra, e mais uma vez a natureza icônica dos personagens mostra as particularidades do universo Burton.

 

2) O Estranho Mundo de Jack (1993)

Na verdade, o nome desta obra deveria ser O Estanho Mundo do Tim Burton, pois aqui psicologicamente falando deve ser todo o apanhado da essência da mente de Tim Burton em sua gênese total. O Estranho Mundo de Jack é um clássico não somente do universo do Burton, mas do universo cinematográfico num modo geral. Esta obra serve de inspiração para muitos outros artistas, imaginar um mundo do qual é Halloween todos os dias do ano é algo muito surreal. Aqui todos os aspectos do universo de Tim Burton estão presentes, o obscuro, soturno, amedrontador, trilha sonora fúnebre, a poesia mortífera, a paisagem morta, até nos momentos felizes os aspectos tristes são perceptíveis, o Estranho Mundo de Jack é antes de tudo uma história de sonhos

 

1) A Noiva Cadáver (2005)

Existe poesia na tragédia? Burton nos apresenta a poesia na morte em A Noiva Cadáver. Esta é uma história triste crianças, bem triste na verdade, mentiras, traições, assassinato, ganancia, estes são os apanhados da essência perversa do ser humano. Nesta obra a história contada é de um casamento arranjado entre uma família rica sem status sociais, e uma família falida com status sociais, onde de um lado Victor Van Dort, e do outro Victoria Everglot, prometidos sem ao menos saber quem são, mas tudo muda quando Victor ao ensaiar seus votos do casamento numa floresta acaba que colocando o anel na mão cadavérica de Emily achando que é um galho. Tudo muda a partir dai, o terror e afeição entre os personagens cresce no decorrer da obra e o aprofundamento sentimental passa a florir. Tim Burton foi buscar inspiração para sua obra em contos russo-judaico do século 19 onde narra a crescente onda do antissemitismo na europa, dos quais, para amedrontar os judeus histórias eram contadas sobre noivas que eram assassinadas e tinham seus corpos abandonados nas florestas. Mas duas histórias servem de base principal, uma primeira que seria um conto/fábula gótica russa que retrata o universo entre os vivos e os mortos e uma outra história, esta judaica, de dois jovens que estão indo para um casamento e resolvem acampar numa floresta e lá um dos jovens ver um galho que mais parece uma mão e resolve ensaiar para seu casamento ali, mas ao termino do ensaio o chão se abre e uma noiva cadavérica sai dele para busca o seu noivo. Porém todo ar mortífero, gótico e soturno presente na obra somente serve para tempero de uma trágica história de amor. E fala a verdade, vocês já pensaram em usar os votos que o Victor usa nesse filme né?

“Com esta mão espantarei as suas tristezas; Sua taça jamais ficará vazia, pois eu serei o seu vinho; Com esta vela iluminarei o seu caminho na escuridão; E com esta aliança eu lhe peço que seja minha.“

 

Claro que existem outras animações que levam a assinatura do universo do Tim Burton que não trouxemos aqui, mas percebam como a mente deste ser é capaz de dar uma vida aprazível para o sofrimento de seus traços, temos que perceber a beleza poética detrás das obras de Burton, o amor a amizade, os devaneios da aventura, os sonhadores impossíveis de serem feliz, o amor da tragédia, a resistência diante do medo, enfim quem ainda não assistiu algum destes filmes assista, vale muito a pena, quem já assistiu assiste de novo, quem acha que ficou faltando algum filme diz pra gente qual animação vocês colocariam nessa lista, não esqueçam de curtir nossas matérias e nossas redes sociais!