6 FILMES DAS OBRAS DE STEPHEN KING

Que “It – A coisa” está bombando nos cinemas e na crítica, todo mundo já sabe. Mas não é de hoje que as adaptações cinematográficas das histórias de Stephen King fazem muito sucesso. Também conhecido como o “Mestre do Terror”, os livros do autor já rendem grandes filmes nas telonas há décadas. Então, vamos à lista!

 

1) O Iluminado (The Shinning)

Um dos títulos mais conhecidos de Stephen King foi adaptado para filme em 1980 pelo renomado diretor Stanley Kubrick (Laranja Mecânica, 2001 – Uma odisseia no espaço). Na história, o escritor Jack Torrance (Jack Nicholson) e sua família vão para um hotel durante a baixa temporada para trabalhar como cuidadores do local, que fica totalmente isolado. Aliado a esse fato, o escritor deseja usar a solidão para se inspirar. Contudo, tamanho isolamento começa a causar um comportamento estranho em Jack. Martin Scorsese classificou o filme com um dos onze mais assustadores de todos os tempos. O longa também caiu no gosto da cultura popular, com inúmeras referências no meio artístico até hoje. À exceção do próprio autor do livro, que afirmou não ter gostado da adaptação, “O Iluminado” é um clássico e merece sua assistida.

 

2) Um sonho de liberdade (The Shawshank Redemption)

Há quem considere "Um sonho de liberdade" o melhor filme de todos os tempos.

Transformado em filme em 1994, “Um sonho de liberdade” está na primeira colocação do IMDB – que funciona como um ranking de filmes – dividindo o lugar com o incrível “O Poderoso Chefão”. Na trama, Andy (Tim Robbins) vive um banqueiro que é injustamente condenado pelo assassinato de sua esposa. Ao cumprir sua pena na cadeia, vive todos os horrores inerentes à sua condição e conhece outro condenado, vivido pelo ator Morgan Freeman. Para superar a injustiça sofrida e a violência constante, Andy precisa se reencontrar, ainda que no cárcere. Na crítica, há quem considere o longa o melhor filme da história (!). No Oscar, recebeu nada menos do que sete indicações, entre elas melhor filme, melhor ator e melhor roteiro adaptado. Um sonho de liberdade é uma lição de vida inspiradora e que merece integrar as listas de melhores filme da história!

 

3) Louca obsessão (Misery)

Kathy Bates venceu o Oscar de Melhor Atriz por esta atuação.

Qual o pior pesadelo de um escritor, senão o de ser sequestrado por aquela que se diz sua fã número um? No thriller psicológico “Louca Obsessão”, a enfermeira vivida por Kathy Bates aprisiona o escritor Paul Sheldon (James Caan, o Sony de “O Poderoso Chefão”), forçando-o a escrever uma obra inteira conforme sua vontade. Lançado em 1990, a produção rendeu para a vilã o Oscar de Melhor Atriz, além do Globo de Ouro e do Chicago Film Critics Association Award, todos na mesma categoria. Ou seja, sua atuação é incrível, tornando um filme daqueles que te deixam apreensivos do início ao fim!

 

4) O Nevoeiro (The Mist)

Nossa lista volta ao terror mais tradicional ao incluir “O Nevoeiro” na jogada. A história se inicia quando um nevoeiro denso recai sobre uma pequena cidade do Maine (estado onde a maioria das histórias de Stephen King se passa), escondendo um mistério sobre o que causou tal fenômeno e, pior, quais mistérios o nevoeiro esconde. Sem falar mais nada sobre o enredo para não estragar a experiência, saiba de antemão: toda a questão do nevoeiro nada mais é do que um plano de fundo para uma análise sobre o comportamento humano em meio a uma situação caótica. O filme foi lançado em 2007 e tem direção de Frank Darabont, sendo uma ótima pedida para amantes do gênero!

 

5) A Janela Secreta (The Secret Window)

Stephen King frequentemente tem escritores como protagonistas.

Como o de costume, nosso protagonista é novamente um escritor, mas dessa vez vivido pelo singular Johnny Depp, que está especialmente inspirado nesta atuação. Morty Rain está passando por um divórcio doloroso, vivendo em uma cabana isolada uma vida sem muito sentido. Além de não conseguir escrever novas histórias, ele está obcecado por um suposto plágio de um de seus maiores contos por outro escritor, que passa a ameaçar sua vida ao ser confrontado. Quer um suspense clássico onde você não sabe o que é real e o que não é, com aquele mega plot twist no final? Esse filme é uma ótima pedida!

 

6) À espera de um milagre (The Green Mile)

"À espera de um milagre" foi a adaptação favorita de Stephen King

A nossa última indicação, particularmente, é o ponto alto dessa lista. “À espera de um milagre” se passa através da narrativa de Paul Edgecomb (Tom Hanks), um carcereiro do pavilhão chamado de Milha Verde, que nada mais é do que o corredor da morte. Lá ele conhece um homem incomum, John Coffey (Michael Clarke Duncan), que é acusado de ter matado duas pequenas irmãs. Ocorre que, conforme a morte se aproxima para cada prisioneiro da Milha Verde, os policiais descobrem que este sujeito tem um dom quase divino. Uma história emocionante sobre a vida, justiça e a essência humana. Stephen King revelou que o longa é a adaptação mais fiel de seus livros. Indicado no Oscar por Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Com uma narrativa de levar qualquer um às lagrimas, esse filme merece ser assistido!

 

A nossa lista é curta, mas os sucessos de Stephen King vão muito além. Entre outros títulos que merecem destaque estão: “Carrie, a estranha”, “Conta Comigo”, “1408”, “Christine, o carro assassino” e o recém lançado “It” e “A torre negra”. E você, concorda com a nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários!