Nascido em 14 de julho de 1918, em Upsalla, na Suécia, Ingmar Bergman é considerado por muitos como um dos maiores diretores da história do cinema. Embora tenha trabalhado muito mais com teatro do que com a sétima arte, suas obras como cineasta são conhecidas pelo mundo todo. Famoso por debater temas como psicologia, religião e empoderamento feminino, o artista é referência até para Hollywood.
Como forma de apresentá-lo, eis abaixo 5 filmes obrigatórios de seu vasto currículo:
O Sétimo Selo
Ano: 1957
Sinopse:
Após regressar do fracasso das cruzadas, um cavalheiro é perseguido pela morte. Como forma de ganhar tempo, decidi desafiá-la para uma partida de xadrez. O problema é que ela nunca perde.
Obs: filme mais famoso e mais respeitado de Bergman.
Morangos Silvestres
Ano: 1957
Sinopse:
Durante uma viagem para sua antiga universidade, a fim de receber um prêmio, um médico mal-humorado começa a lembrar importantes cenas de seu passado, encadeando uma série de reflexões sobre as escolhas de sua vida.
Gritos e Sussurros
Ano: 1972
Sinopse:
Uma mulher que sofre de uma doença desconhecida está sendo cuidada em uma casa de campo por suas irmãs e pela empregada da família. Conforme o tempo avança, cada uma delas passa a expor suas frustrações, desejos e ódios.
Quando Duas Mulheres Pecam (Persona)
Ano: 1966
Sinopse:
Após um surto emocional, uma famosa atriz para de falar. Sua psiquiatra a deixa sob os cuidados de uma dedicada enfermeira. Após três meses sem resultados de melhora, ela é levada para um casa isolada na praia, com a enfermeira. Conforme as duas vão se aproximando, segredos dos dois lados começam a ser revelados.
Luz de Inverno
Ano: 1963
Sinopse:
Após uma falha tentativa de salvar um frequentador da igreja, um pastor passa a questionar sua própria fé, ficando cada vez mais debilitado psicologicamente.