Não é de hoje que o mundo foi encoberto por uma onda conservadora, prometendo soluções rápidas e imediatas que apelam para o sentimento de um passado nacionalista que nunca existiu, exaltando a identidade do país e atendendo aos anseios de uma população desacreditada com o momento político atual. Apesar disso, os livros de historia tentam ensinar ao povo a não repetir os erros do passado, demonstrando como se deu a ascensão e queda desses regimes austeros, como por exemplo o nazismo alemão e o fascismo italiano. E no cinema não seria diferente, ao ilustrar de forma visual como isso ocorre e o que pode acontecer nesse determinado período. Sem mais delongas, vamos aos filmes que tratam sobre esse tema:
The Serpent’s Egg (O Ovo da Serpente)
Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg é um trapezista judeu desemprego, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela, sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina que realiza experiências em seres humanos.
Dirigido por: Ingmar Bergman | Ano: 1977 | Tempo: 120 minutos | Elenco: Liv Ullmann, David Carradine, Gert Fröbe
Er ist wieder da (Ele Está de Volta)
Baseado no livro de mesmo título, Adolf Hitler acorda em um terreno baldio em Berlim, no ano de 2011, sem memória alguma do que aconteceu depois de 1945. Perdido, ele se vê em uma sociedade completamente diferente, onde não há partido nazista, a guerra e o país é governado por uma mulher. Ele é reconhecido pelas pessoas que acreditam que seja apenas um artista que não consegue sair do seu personagem. Mas um discurso de Hitler é viralizado na internet, e a partir daí todos querem ouvi-lo, saber sobre ele, até que ganha um programa de televisão onde propaga suas ideias ao mesmo tempo em que tenta convencer a todos que ele é quem realmente diz ser.
Dirigido por: David Wnendt | Ano: 2016 | Tempo: 116 minutos | Elenco: Oliver Masucci, Christoph Maria Herbst, Fabian Busch
Die Welle (A Onda)
Em uma escola da Alemanha, alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Após alguns minutos da primeira aula, ele decide, para exemplificar melhor aos alunos, formar um governo fascista dentro da sala de aula. Eles dão o nome de “A Onda” ao movimento, e escolhem um uniforme e até mesmo uma saudação. Só que o professor acaba perdendo o controle da situação, e os alunos começam a propagar “A Onda” pela cidade, tornando o projeto da escola um movimento real. Quando as coisas começam a ficar sérias e fanáticas demais, Wenger tenta acabar com “A Onda”, mas aí já é tarde demais.
Dirigido por: Dennis Gansel | Ano: 2008 | Tempo: 108 minutos | Elenco:Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt
V for Vendetta (V de Vingança)
Em uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond. Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V, que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.
Dirigido por: James McTeigue | Ano: 2006 | Tempo: 130 minutos | Elenco: Natalie Portman, Hugo Weaving, Stephen Rea
The Great Dictator (O Grande Ditador)
Adenoid Hynkel assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu, que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah, por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni, ditador da Bacteria.
Dirigido por: Charles Chaplin | Ano: 1940 | Tempo: 126 minutos | Elenco: Charles Chaplin, Jack Oakie, Paulette Goddard
Apaixonado por cinema, amante das ciências humanas, apreciador de bebidas baratas, mergulhador de fossa existencial e dependente da melancolia humana.