“Anime é coisa de criança”, “É tudo desenho”, se você já falou isso alguma vez é porque você nunca parou para ver um anime ou tem um evidente preconceito sem saber o motivo. Essa lista é para você que acha que os desenhos japoneses não podem ser profundos ou adultos, afinal o Japão vai além de Naruto e Dragon Ball.
Death Note
Talvez o anime que todos já ouviram falar ou a primeira indicação de todos recebida pelos amigos. A historia segue um jovem que encontra um caderno no chão que tem o poder de matar as pessoas quando o nome é escrito. Com isso tem o conflito da moralidade vivida pelo personagem, que tem o sonho de fazer o mundo se tornar um lugar pacifico para todos. Além disso, possui um eletrizante duelo entre o protagonista e o melhor investigador do mundo, L, que será a tensão toda da história. Tirando isso, a Netflix fez uma versão live-action com estréia marcada para o dia 25 de agosto. O anime também se encontra disponível no serviço de streaming.
Fate
Fate é uma série de jogos que é extremamente popular no Japão. Em quesitos de animação confesso que deve ter sido a melhor animação que já vi em um anime. A história segue a Guerra do Santo Graal, aonde 7 magos invocam 7 Servos, que são Espíritos Heroicos baseados em personagens históricos, para batalharem até a morte, aonde o premio final é o Santo Graal, que tem o poder de conceder qualquer desejo. A indicação fica para assistirem Fate/Zero primeiro, pois ele seria um prequel de Fate/Stay Night, apesar de não fazer diferença para os fãs da obra, mas para um primeiro contato e de acordo com a animação de 2013, deve-se assistir o Zero primeiro devido as referências em Stay Night. Também se encontra disponivel na Netflix, tanto Fate/Zero como Fate/Stay Night.
Code Geass
O enredo gira em torno de Lelouch Lamperouge, um príncipe que sofreu um atentado na infância e junto com sua irmã vão viver na Area 11, o atual Japão, devido a dominação de parte do mundo pelo Império da Britannia. Logo no inicio da narrativa, ele recebe um dom chamado Geass, que concede a ele o poder de ordenar a uma pessoa qualquer coisa, sendo impossível a pessoa se recusar a obedecer. Com isso, ele planeja destruir o mundo em que ele vive para construir o mundo perfeito idealizado por ele e sua irmã. Além disso, a série apresenta diversos questionamentos filosóficos, aonde o telespectador irá pensar sobre conceitos de justiça e paz.
Monster
Considero esse como o melhor mangá que eu já li e talvez uma das melhores historias também. Um excelente drama policial realista, com personagens muito bem desenvolvidos e profundos, com um teor psicologico absurdo. Talvez a sinopse não chame a atenção de todos, porém é necessário dar uma chance. A historia segue Dr. Tenma, um neurocirurgião com um futuro promissor, que enfrenta um dilema moral ao deixar de operar um paciente para operar outro, causando o óbito do primeiro. Após isso, ele se encontra com a esposa do homem morto aos prantos e isso faz com que ele repense o seu juramento de médico. Logo depois, chega um garoto ao seu hospital, com uma bala na cabeça, e sua irmã também ferida psicologicamente, e o prefeito da cidade, e Tenma decide operar a criança, tendo sucesso em sua operação, porém o prefeito vem a óbito. Em seguida, a vida de Tenma desanda devido a essa escolha, não tendo mais perspectiva de carreira, vida amorosa, devido a influencia de pessoas maiores que eles. E, depois de salvar o garoto, após um período de tempo, ele e sua irmã desaparecem, e logo em seguida, todos os médicos que desprezaram Tenma aparecem mortos, fazendo com que ele seja promovido. Com isso, é aberta uma investigação para averiguar o assassinato, que faz com que Tenma seja o suspeito numero 1, porém após um período de tempo o caso é arquivado por falta de provas. Depois de alguns anos, acontecem assassinatos da mesma forma que ocorreram esse, aonde o caso de Tenma é desarquivado e ele passa a ser investigado novamente, e com isso, o doutor vai atrás do verdadeiro culpado e acaba por se deparar com o menino que ele havia salvo a anos atrás. E através disso começa uma caçada de Tenma contra o menino, para provar sua inocência , enquanto são revelados detalhes assombrosos dessa criança “inocente”. Para se ter uma ideia, essa história foi cotada para se tornar série da HBO. E se gostarem dela, indico 20th Century Boys, do mesmo autor de Monster, que chega a ser tão bom quanto.
Shigatsu Wa Kimi no Uso
Talvez o anime mais leve dessa lista, mas porém não menos emocionante, é uma historia de amor e paixão a música. Ela segue a historia do pianista que era prodígio quando criança, Arima Kousei, que após a morte de sua mãe sofre um colapso mental, fazendo com que ele não consiga mais ouvir seu piano, apesar de sua audição estar intacta. Após o passar de alguns anos, ele para de tocar seu piano, vê o mundo de uma forma monótona em uma escala de cinza. Até que um dia ele conhece uma violinista chamada Kaori, que com sua música consegue fazer o jovem pianista a voltar a ter amor ao piano. Apesar de ser uma historia simples, ela acaba por se tornar muito tocante quando as revelações vem a tona, culminando em um final arrebatador mas previsível, em que o espectador não consegue não criar empatia com o protagonista.
Apaixonado por cinema, amante das ciências humanas, apreciador de bebidas baratas, mergulhador de fossa existencial e dependente da melancolia humana.