5 ANIMAÇÕES DO STUDIO GHIBLI QUE VOCÊ PRECISA CONFERIR

Se você acha que animação é exclusivamente coisa de criança, com certeza nunca problematizou um filme da Pixar ou chorou num longa do Studio Ghibli. Por outro lado, se for de seu interesse animes ou cultura japonesa, com certeza ouviu falar em Ghibli, Miyazaki e até me atrevo a dizer: Totoro, Mononoke e Chihiro.
Não coincidentemente, todos fazem parte de um mesmo Studio, o Studio Ghibli. Fundando em 1985, seus criadores Yasuyoshi Tokuma, Toshio Suzuki e Isao Takahata, tiveram como co-fundador o Hayao Miyazaki, criador de muitas histórias que vemos hoje, inclusive a de Totoro, Mononoke e Chihiro.

Não podemos falar pouco sobre Miyazaki quando se trabalha há mais de 50 anos como produtor, roteirista, diretor e artista de mangá. Criador de várias histórias com protagonistas femininas bem construídas, Miyazaki além de nos trazer mulheres e meninas fortes e destemidas, nos mostra a relação das pessoas com a natureza, com o mágico, o lúdico e as relações humanas. Ganhador do Óscar de Animação em 2001 e Urso de Ouro (prêmio alemão) com A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi), além de retratar a história e cultura japonesa com riqueza de detalhes, o diretor sempre nos faz pensar em nossas vidas e atitudes quando os assistimos. Infelizmente, Miyazaki se despediu do cargo de diretor com Vidas ao Vento (Kaze tachinu) em 2013.

Preparamos uma lista de 5 filmes do Studio Ghibli, mas fica como dica para quem quiser acompanhar o trabalho da produtora e do mestre Miyazaki.

PRINCESA MONONOKE

Princesa Mononoke

Nome Original: Mononoke Hime
Nome no Brasil: Princesa Mononoke
Ano de lançamento: 1997
Produção: Studio Ghibli
Direção: Hayao Miyazaki
Um príncipe infectado por uma doença sabe que irá morrer a menos que encontre a cura. Sendo a sua última esperança, segue para o leste e, durante o caminho, encontra animais da floresta lutando contra a sua exploração, liderados pela princesa Mononoke.
A VIAGEM DE CHIHIRO
A viagem de Chihiro
Título Original: Sen to Chihiro no Kamikakushi
Título Internacional: Spirited Away
Título no Brasil: A Viagem de Chihiro
Direção: Hayao Miyazaki

Chihiro é uma garota mimada e voluntariosa, que sê ve numa situação infeliz quando seus pais anunciam a mudança para uma cidade do interior, obrigando-a a abandonar seus amigos e a escola que tanto gostava. Durante a viagem, eles se perdem, e vão parar em outro mundo, o mundo dos deuses. Chihiro agora deverá amadurecer, se quiser salvar seus pais e voltar a ver seu mundo.

PONYO
Ponyo
Nome Original: Gake no Ue no Ponyo
Nome no Brasil: Ponyo, uma amizade que veio do mar
Lançamento:19 de julho de 2008 no Japão, 30 de julho de 2010 no Brasil
Direção: Hayao Miyazaki
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke, de apenas cinco anos de idade. A amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.

(via Studio Ghibli Brasil)

 

O SERVIÇO DE ENTREGAS DA KIKI

O Serviço de Entregas de Kiki

Nome Original: Majo no Takkyubin
Nome no Brasil: O Serviço de Entregas de Kiki
Ano de lançamento: 1989
Direção: Hayao Miyazaki

Sinopse
Kiki é uma bruxinha que aos 13 anos deve sair de casa e estabelecer-se em uma cidade. Para isso, ela precisa descobrir qual será o seu dom, para que possa sobreviver na nova cidade.

(via Studio Ghibli Brasil)

MEU AMIGO TOTORO

Meu Vizinho Totoro

Nome Original: Tonari no Totoro
Nome no Brasil: Meu Amigo Totoro
Ano de lançamento: 1988
Direção: Hayao Miyazaki

Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

(via Studio Ghibli Brasil)

Acesse o Studio Ghibli Brasil e acompanhe as novidades.