Tudo sobre a série Stranger Things

Tudo sobre a série Stranger Things

stranger-things-banner

Stranger Things se passa na pacata Hawkins, no interior de Indiana. O desespero da mãe Joyce Byers (Winona Ryder) após o desaparecimento em condições estranhas de seu filho caçula, Will Buyers (Noah Schnapp), acaba mobilizando toda a pequena cidade a procurar pelo garoto, colaboram também o irmão Jonathan Buyers (Charlie Heaton), o Xerife Hopper (David Harbour), os amigos Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin). A história conta ainda com uma criatura bizarra, um laboratório governamental secreto, uma menina com poderes psíquicos e uma dimensão paralela. Tentar entender deixa tudo mais estranho.

A série é um Original Netflix ambientada na década de 80 que mistura suspense, ficção cientifica, e terror. Criada pelos irmãos Matt e Ross Duffer. Os primeiros 8 minutos da série foram liberados pela Netflix via facebook, 1 dia antes de sua estréia oficial; e já era possível notar pelas redes sociais alguns comentários curiosos sobre ela. Em 15 de julho de 2016 foram liberados os 8 episódios da 1ª temporada com cerca de 1 hora cada, pelo serviço de streaming da Netflix, ao longo do dia seguinte, já era perceptível que ali estaria um grande feito da Netflix e dos Duffer, recebendo críticas muito positivas por caracterização, atmosfera, atuação, trilha sonora, direção, roteiro e fortes referencias a filmes como ET, Alien, e The Goonies. Logo o sucesso foi confirmado pela critica especializada, e sites de votação como IMDB (9,2), Rotten Tomatoes (97%) e Metacritic (75 – Críticos) (9,3 – Usuários).
O publico da série vem crescendo cada dia mais, ultrapassando a popularidade até mesmo de Game Of Thrones. Não demorou muito para que fosse anunciada a renovação para a 2ª temporada.

Os Criadores:

Os Duffer Brothers, criadores e diretores de “Stranger Things”, são os irmãos gêmeos Matt e Ross Duffer. Fãs dos gêneros terror e ficção-cientifica, em 2015 haviam roteirizado e dirigido o filme “Hidden”, um thriller sem sucesso.

matt e ross
Matt Duffer e Ross Duffer, criadores da série Stranger Things.

Os irmãos descrevem a atuação de Winona, como “a verdadeira essência da atriz” – um ar frágil, ao mesmo tempo, determinado e confiante. “Ela tem uma energia muito intensa, uma imprevisibilidade, um tipo de ansiedade que queríamos utilizar”, disse Matt Duffer sobre o que inspirou os irmãos a incorporar alguns dos traços de Winona à personagem.
A atriz até ajudou os criadores a implantarem algumas das referencias na série.
A reação pelas redes sociais ao trailer e prévia liberada de Stranger Things, revelou uma profunda nostalgia pelos fãs de Winona. “São os fãs do ‘Winona Forever’, há um monte deles. Ela é um grande ícone. Certamente não foi esquecida (…) Crescemos vendo os filmes dela. Esperávamos que, do mesmo jeito que queríamos desesperadamente vê-la na tela, outras pessoas também quisessem.” continua Matt.

A Série:

(contém spoilers)

Stranger Things tem grande valor nostálgico para quem viveu nos anos 80, ou conseguiu de alguma forma acompanhar a maioria dos filmes referenciados.
A trama é muito bem construída, ao longo das 8 horas da 1ª temporada, que passam impercebíveis, e quase instantaneamente nos pegamos já com saudade dos personagens. Não são poucos os relatos de pessoas que maratonaram a série mais 1 ou 2 vezes. Há tanto suspense e tensão no ar, que a prioridade não só dos personagens, mas também do seriador passa a ser entender as pistas apenas para encontrar um jeito de salvar Will, e quando o resgate finalmente acontece, compartilhamos dos mesmos sentimentos de alivio deles.

Winona Ryder como Joyce Buyers

Passada a euforia do encontro com o garoto, nos damos conta de que a tranquilidade é algo ilusório, tudo que sabemos sobre o Mundo Invertido é teoria, nada é concreto.

Os personagens principais, como a família e amigos próximos ao garoto desaparecido são desenvolvidos de forma incrível. O quadro dos personagens secundários cai no clichê, e poucas cenas levam os personagens principais pelo mesmo caminho, necessário levar em conta de que é preciso, tanto para prosseguir com a atmosfera de referencias adotada pelos criadores, quanto para proporcionar um momento de conforto nas raras vezes ao longo da série.
Seguindo sua normalidade de caos, na ultima cena, quando julgávamos estar tudo bem, subentendesse que o mau não foi para muito longe, ou até mesmo que Will pode nem ter saído do Mundo Invertido.

Matt Duffer afirmou “Temos um material de 30 paginas que é bastante complexo, apenas sobre o Mundo Invertido. (…) Temos um mundo inteiro que ainda não foi explorado nesta temporada e isso foi proposital.”

Apesar de ser totalmente ambientada nos anos 80, não podemos esquecer de que Stranger Things é uma produção recente, as referencias estão presentes não só para trazer lembranças aos mais velhos, mas para criar as inesquecíveis boas mensagens que aprendemos com os filmes E.T., Conta Comigo, e Os Goonies, como por exemplo a de que amigos protegem um ao outro, “Amigos não mente.” ou “Amigos não quebram promessas.”

Eleven (Millie Bobby Brown), Dustin (Gaten Matarazzo), e Mike (Finn Wolfhard)

O criadores fizeram audições com mais de 1000 crianças. Levando em consideração que grande parte do desenvolvimento da série estaria por conta da atuação dos pequenos. Foram escolhidos os 5 encantadores Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Finn Wolfhard, Noah Schnapp e Caleb McLaughlin. De fato selecionados minuciosamente. Nos fazem pensar que os personagens foram escritos propriamente para cada um, é fantástico o modo como desenvolvem os seus papeis.

Os Irmãos Duffer afirmaram: “Não era como se houvesse duas opções de atores para cada um. Não havia. Eram essas cinco que foram muito bem e só. O nível geral é muito baixo. As crianças aprenderam a fazer carinha bonita pra câmera e só”, disseram ao site da Variety.

Duas décadas de referencias:

Stranger Things conta com referencias cinematográficas como ET, Alien, Os Goonies, Conta Comigo, Poltergeist, The Shining, A Hora do Pesadelo, e outros. Confira no vídeo:

Quando Will ganha uma aposta de Dustin, e pode escolher qualquer revista em quadrinhos como premio, ele pede pela HQ X-Men nº 134. Neste exemplar, uma experiência psíquica de Jean Grey acaba invocando a Fênix Negra. Referenciando como experiencias psíquicas feitas com Eleven podem ter aberto o portal do Mundo Invertido, libertando “Demogorgon”.

Pagina da HQ de X-Men nº 134.
Pagina da HQ de X-Men nº 134.

Quando o Xerife Hopper pesquisa na biblioteca da cidade matérias de grandes jornais, encontra algo sobre o projeto intitulado MKULTRA. Este projeto foi uma pesquisa real realizada pela CIA, sobre super-humanos, psicocinese (“movimento mental”) ou telecinésia (“movimento à distância”).

st4

O final possivelmente faz referencia a Twin Peaks de David Lynch, onde tudo parece bem novamente, mas no ultimo momento o personagem olha para o espelho, e deixa subentendido que o mau ainda não foi derrotado. Confira no vídeo:

Curiosidades:

A casinha onde Will desaparece tem uma ferradura de cabeça para baixo em cima da porta, o que indica má sorte.

A pedreira presente em alguns momentos na série, é a mesma onde foram gravadas cenas de Amizade Improváveis, outro original Netflix.

Gaten Matarazzo tem Displasia Cleidocranial, doença que dificulta o desenvolvimento dos ossos na área do crânio e clavícula, por isso não tem dentes e consegue deslocar o ombro facilmente. A Displasia Cleidocranial é hereditária.

Winona Ryder não é adepta de muitas tecnologias, assim, não sabia o que era serviço de streaming quando foi abordada pela Netflix.

Os irmãos Duffer convenceram Millie Bobby Brown a raspar o cabelo para interpretar Eleven, mostrando como ela poderia ficar parecida com Imperator Furiosa, interpretada por Charlize Theron em Mad Max: Estrada da Fúria.

Winona Ryder não tem filhos, e se inspirou na própria mãe Cynthia Palmer, para interpretar Joyce Buyers, ela conta que ligou para Cynthia perguntando: “Mãe, o que faria se tudo indicasse que seu filho está morto, mas você acredita que as luzes dizem que ele não está?’. E ela disse: ‘Querida, acreditaria totalmente nelas. É instintivo’.”

A série possivelmente se chamaria Hawkins, nome da cidade onde a história se passa.

Noticias sobre a 2ª temporada

Agora é só aguardar a próxima temporada de Stranger Things, que já foi confirmada, porém sem data definida. Matt Duffer disse que já estão trabalhando nela, e que começará no exato momento em que a 1ª temporada parou.

Ainda adiantaram que a 2ª temporada será inspirada em Harry Potter.

“A 2ª temporada funcionaria mais como uma sequência do que como uma 2ª temporada propriamente dita. Deixamos aquela porta aberta. Não queremos esticar a trama como em ‘Homeland’. Existe uma mitologia em torno daquele monstro que atacou a cidade, e só arranhamos a superfície do que aquela coisa realmente é. (…) Quando você abre a porta para dimensões alternativas, há muita coisa que você pode fazer. Nós estamos apenas começando!”