“O segredo de seus olhos” e a essência da humanidade

“O segredo dos seus olhos” é seguramente um filme sensacional. Dirigido por Juan José Campanella e baseado no livro “Preguntas de sus ojos” de Eduardo Sacheri, o filme argentino traz uma trama inteligente e perspicaz, sendo uma verdadeira obra de arte do cinema e obtendo grande reconhecimento internacional.

Benjamin Espósito (Ricardo Darín) é um oficial de justiça de Buenos Aires, Argentina, em meados da década de 70. O filme começa quando ele se aposenta e decide escrever um livro sobre um assassinato no qual trabalhou. O crime é brutal: um estupro seguido de morte de uma jovem professora chamada Liliana Colloto.

Enquanto busca lembrar de suas memórias, Espósito lembra também de sua própria vida e de seu amor por Irene Hastings (Soledad Villamil), a quem ele é subordinado no trabalho. Dessa forma, o filme vai e volta no tempo para descrever a atualidade e as memórias do personagem, usando a caracterização dos atores para enfatizar de que época se trata.

Mesmo quando a justiça dá o caso como encerrado, Espósito entende que o verdadeiro criminoso não foi pego. Assim, contrariando seu dever, ele e seu colega Sandoval vão atrás de pistas para encontrar a identidade e o paradeiro do autor do crime. Por isso, o filme torna-se uma emocionante caça ao assassino.

Confesso que, primeiramente, achei que o filme tinha a ver com a individualidade do conceito de justiça humana e a – quase nunca – correspondência entre punição e justiça. Contudo, à segunda vista, mudei de ideia. Acho que a principal questão trazida pela película é a paixão e como esse sentimento é tão único e imutável em cada um de nós.

Espósito ao visitar o marido da vítima e ver algumas de suas fotos, descobre uma figura comum nas fotos: um homem que, ao invés de sorrir para a foto, está sempre admirando Liliana. A partir dessa impressão, Espósito vai atrás desse conhecido da vítima, Isidoro Gómez, e acaba descobrindo que ele residia em Buenos Aires na época do ocorrido. Porém, quando procurado, Gómez já fugiu. Tudo que eles têm em mãos são cartas enviadas de Gómez para sua mãe, sem qualquer informação de localidade.

A dupla se encontra em um beco sem saída, diante da falta de informação sobre a localização do suspeito. E aí entra Sandoval, que é colega de Espósito e, viciado em álcool, protagonizando o ponto alto do filme. Em mais uma das escapadas para ir ao bar, com as cartas do suposto criminoso em mãos, ele pergunta a Espósito: “Por que estou sempre no bar, ao invés de ser um homem melhor? (…)As pessoas podem mudar tudo: de cara, de casa, de família… namorada, religião, de Deus… Mas há uma coisa que não se pode mudar, Benjamín. Não se pode trocar de paixão”.

É pela paixão que se revela o verdadeiro assassino; é pela paixão que Espósito volta a rever Irene depois de tantos anos. E é pela paixão o ex-marido da vítima sentia por ela, que Espósito não consegue esquecer a história de Liliana Colloto. E é por isso, que o filme se chama “O segredo de seus olhos”; é pelos olhos que externamos nossas paixões mais sinceras. Os olhos não mentem, ao contrário, eles revelam.

Ainda, o longa traz à tona a questão da justiça, que é uma constante na humanidade. Qual seria a verdadeira punição para um crime tão horrível? Seria a pena de morte, a prisão perpétua? Teria alguém direito de agir por conta própria caso a justiça não lhe parecesse justa suficiente?

A expressão “viver uma vida vazia” é usada pelo viúvo de Liliana para descrever a punição perfeita para o assassino de sua esposa. E essa sentença volta a aparecer nas memórias de Espósito, que se questiona se é necessário estar preso para se viver uma vida vazia. Então, passados vinte e cinco anos, ele entende que a sua vida é vazia sem Irene, o amor de sua vida.

Com diálogos extremamente precisos e inteligentes, com uma bela fotografia e com atuações de destaque de Irene e Sandoval, o filme é inquietante e forte. A trilha sonora também age nos momentos exatos, onde não são necessárias falas para emocionar. Não é para menos que a produção se sagrou vitoriosa na categoria de “Melhor filme estrangeiro” no Oscar e “Melhor Filme” no prêmio Goya.

Para quem gosta de filmes que proporcionam reflexões por horas após assistir, fica a dica. Com um misto de paixão e justiça esse grande filme é com certeza uma das melhores produções dos últimos tempos.