Lista | Quatro Filmes Dirigidos Por Mulheres

Quatro diretoras, quatro grandes filmes!

Cada vez as mulheres estão mais presentes no cinema. Com o passar dos anos, mais filmes sendo feitos por elas e com elas nos papeis principais estão fazendo sucesso no mercado, ganhando prêmios e conquistando público.

Assim, deixo aqui quatro sugestões de filmes que foram dirigidos por mulheres, elas são de nacionalidades diferentes, e mostram culturas de diferentes países e como o feminino é retratado.

Imagem: Divulgação

 

A Menina Santa

Dirigido pela argentina Lucrécia Martel e lançado em 2004, a obra aborda a história de uma adolescente, estudante de um convento, que vive apenas com a sua mãe em um quarto de hotel.

O filme mostra o crescimento da jovem, a passagem de menina para mulher, suas primeiras experiencias, suas amizades, as descobertas que a vida traz e a curiosidade que a menina tem sobre o futuro. Junto a isso, a diretora também mostra a mãe da personagem principal redescobrindo a vida, tanto a profissional quanto a amorosa.

Imagem: Divulgação

Cleo das 5 às 7

Um dos grandes filmes da Nouvelle Vague, possivelmente a época que representou o auge do cinema francês, Agnes Varda tem aqui seu melhor trabalho e um dos filmes mais sensíveis que já dirigiu.

A projeção, lançada no ano de 1962, acompanha o dia de uma mulher chamada Cleo no horário que o título diz, ou seja, das 5 às 7. Vemos a angustia da moça, que espera os resultados de um exame que dirão se ela tem câncer ou não.

Imagem: Pandora Filmes

Que Horas Ela Volta?

Filme dirigido por Anna Muylaert, lançado em 2012, faz um estudo sociológico pertencente a sociedade atual, usando como personagem principal uma empregada doméstica trabalhando na casa dos seus patrões.

Val, interpretada por Regina Casé (possivelmente na melhor atuação de sua carreira) é a empregada, ela passa quase todo o seu tempo na casa de seus patrões, em um bairro de alto nível da cidade de São Paulo. Quando sua filha Jéssica, representada por Camila Mardila, vem prestar vestibular na capital paulista, as coisas passam a mudar de figura.

Imagem: Focus Features

Encontros e Desencontros

Se há um filme que aborda a relação homem e mulher de maneira bem-feita, essa obra é sem dúvida “Encontros e Desencontros”, dirigido por Sofia Coppola, lançado em 2003 e estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson.

A projeção conta a história de um ator trabalhando em Tóquio e uma mulher, recém-casada com um fotografo que passa pouco tempo com ela. Devido a não adaptação de ambos em relação ao fuso horário da capital japonesa, eles não conseguem dormir, e dão início a uma amizade que levará felicidade para ambos.