Cinco filmes para adentrar no cinema de Godard

Dia 3 de dezembro, aniversário de uma das lendas dos cinema e um dos maiores cineastas de todos os tempos: Jean-Luc Godard. O diretor, conhecido por seu cinema de vanguarda, transgressor e político, completa 87 anos e com uma filmografia gigantesca que dificulta aos iniciantes por onde começar a assisti-lo. Essa lista proverá filmes da Nouvelle Vague, aonde o diretor foi um dos expoentes mais revolucionários desse período, deixando sua marca no cinema para sempre. Sem mais delongas, vamos para os filmes:

À Bout de Souffle/Acossado

Poster do filme

“Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi, uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.”

Le Mépris/O Desprezo

Poster do filme

“Na Itália uma equipe grava sob direção de Fritz Lang um filme baseado na Odisseia, de Homero. Camille é casada com Paul, um escritor que foi contratado pelo produtor americano Jeremy, para escrever o roteiro por 10 mil dólares. O desprezo de Camille começa quando ela passa a acreditar que o marido tentou vendê-la ao produtor, quando ele insiste para que a bela mulher fique sozinha com Jeremy. Uma série de mal-entendidos faz com que a relação do casal vá se fragmentando.”

Pierrot Le Fou/O Demônio das Onze Horas

Poster do filme

“Ferdinand Griffon está entediado com a sociedade parisiense. Certa noite, ele deixa a esposa em uma festa e volta sozinho para casa, onde encontra uma antiga amiga, Marianne Renoir, trabalhando como babá dos seus filhos. No dia seguinte, ele aceita fugir com a bela para o Mediterrâneo, mas o casal vai ser perseguido por mafiosos.”

Deux ou Trois Choses que Je Sais D’elle/Duas ou Três Coisas que Sei Sobre Ela

Poster do filme

” ‘Ela’, Juliette Janson, uma dona de casa casada, mãe de família, que divide sua rotina entre os afazeres domésticos e a prostituição.
‘Ela’, a Paris dos anos 1960, uma sociedade extremamente consumista, indiferente à Guerra do Vietnã e aos males do mundo.”

Alphaville

Poster do filme

“A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convence-lo a destruir a máquina. o percurso Natacha, a filha do professor, lhe ajuda como guia.”

 

Comentários