5 ficções científicas reflexivas

Para onde vamos? Quem somos nós? O que é a existência? Essas são algumas indagações que fazemos em algum momento de nossas vidas, e isso se toma uma proporção muito maior quando colocamos ela em contraste com a vastidão do universo, o que acaba por apequenar toda e qualquer noção de existência humana perante o infinito. E essa lista é basicamente sobre historias em que você irá refletir bastante sobre diversos questionamentos sem respostas. Sem mais delongas, vamos para ela.

Moon (2009)

Moon, ou Lunar no Brasil, é o filme de estréia do diretor Duncan Jones aonde trata a historia de um minerador espacial, interpretado por Sam Rockwell, que trabalha para uma mineradora que opera na Lua, aonde seu único companheiro é um robô chamado Gerty, cuja voz é feita por Kevin Spacey. Porém, quando seu contrato de 3 anos com a empresa vai chegando ao fim, ele percebe que seu isolamento lhe deu sequelas mentais. Com isso, acaba por se tornar paranoico, inclusive alimentando ela por não ter noticias da Terra em tempo real, inclusive sobre sua família, aonde o ápice de sua insanidade acabar por ser ao investigar um acidente na Lua e encontrar um clone seu.

Moon

Primer (2004)

Dirigido pro Shane Carruth, esse filme ganhou status de cult desde seu lançamento por trazer diversas indagações filosóficas em seus diálogos. A historia do filme é basicamente a de que dois amigos descobrem acidentalmente uma forma de viajar no tempo. Explicar mais que isso na história seria spoiler, então só assista de uma vez porque não irá se arrepender.

Primer

Coherence (2013) 

Uma premissa simples, um desenvolvimento insano. A historia se desencadeia em uma sala de jantar aonde um grupo de amigos se juntam para assistir a passagem de um cometa. Porém, depois desse evento ocorre um blecaute na rua aonde a unica casa com luz é uma a duas quadras das que estão o grupo de amigos. Quando eles resolvem visitar a outra casa começam a ocorrer eventos estranhos. Novamente, revelar mais que isso seria spoiler, portanto assista.

Coherence

Solaris (1972)

Uma das melhores ficções cientificas de todos os tempos cujo seu caráter atemporal será sempre revisitado e referenciado no cinema. Dirigido pelo grande Andrei Tarkóvski, o filme conta a historia de Solaris, um planeta aonde os cientistas tentam encontrar vida. Porém o filme vai além desse conceito cientifico da busca de vida inteligente e se foca nas nuances psicológicas provocadas por essa “vida” de Solaris. Basicamente são materializações de desejos ou projeções do inconsciente das pessoas que estão na estação de Solaris, acabando por gerar conflito, medo e desespero devida a essas projeções. Um gigantesco vazio existencial em contraste com sentimento de solidão que o ser humano tem nessas situações.

Solaris

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)

Um clássico de Stanley Kubrick. Um filme que remonta toda a historia da humanidade, desde a pré-historia até a exploração espacial. Uma experiencia imersiva para todo cinéfilo. Provavelmente o filme mais famoso dessa lista, é obrigatório para todo fã do gênero.

2001