3 séries para os amantes da temática jurídica

Não é de hoje que tramas envolvendo tribunais, crimes e muito sangue capturam a atenção e o gosto dos espectadores. Questões como justiça, vida e morte e punição são sempre atuais e trazem muitos debates e reflexões à tona.

A respeito desse tema, existem muitos clássicos do cinema que são inesquecíveis. Mas hoje, vamos nos deter a três séries recentes que tem chamado a atenção do público e da crítica e que são, com certeza, ótimas indicações para quem tem uma queda por tramas jurídicas. Vamos a elas!

 

 

 

 

 

 

 

  1. BETTER CALL SAUL

Better Call Saul surgiu como um spin off da premiada série Breaking Bad de Vince Gilligan. Ou seja, é a história desmembrada do advogado criminalista que usa de meios escusos na sua atuação, Saul Goodman, vivido por Bob Odenkirk. Contudo, nesta nova série, o protagonista ainda é conhecido por seu nome real Jimmy McGill e ainda está em busca da advocacia séria e respeitada, bem diferente do advogado “trambiqueiro” de Breaking Bad.

A primeira temporada vem tímida, demonstrando ser uma volta no tempo justamente para contar a história do personagem. Porém, a trama ganha força quando são inseridos alguns personagens conhecidos de Breaking Bad como Mike (Jonathan Banks), Tuco Salamanca (Raymond Cruz) e o famigerado Gus Fring (Giancarlo Esposito).

Para não revelar nenhum spoiler, basta dizer que a história vai crescendo e há quem diga que vai superar a sensacional série da qual foi derivada. Se é pra tanto, já não sei, mas Better Call Saul vale a assistida pela mistura de lei, crime e muita rixa familiar. A série também obteve indicações a prêmios, tais como como quatro Emmys, três Writers Guild of America, dois Critics’ Choice Awards e um Screen Actors Guild Award.

  1. HOW TO GET AWAY WITH MURDER

Criada por Peter Nowalk e produzida pela sensacional Shonda Rhymes, How to get away with murder é daquelas séries que você não consegue desgrudar os olhos da tela. Cheia de narrativas não-lineares, os episódios se apresentam de uma forma que você precisa começar a assistir o próximo imediatamente.

A série é protagonizada por – nada mais, nada menos – que Viola Davis, que divide seu tempo sendo advogada de defesa na área criminal e professora de Direito Penal de uma faculdade.

A primeira temporada passa tanto no campus da faculdade, quanto no escritório de Annalise Keating (Viola Davis) que elege seis dos seus melhores alunos para serem “estagiários” em seu escritório e ajudarem nos casos. Ainda, para dar aquela apimentada na trama, os seis alunos acabam se envolvendo em um crime e precisam pôr em prática aquilo que aprenderam para não acabar na cadeia.

Merece ênfase o fato da série diversificar seus personagens e relações entre eles, focando também em temas como homossexualidade e racismo. Pela atuação, Viola Davis já recebeu inúmeros prêmios, entre eles um Emmy na categoria “Melhor atriz em série dramática” e indicações ao Globo de Ouro e Critics’ Choice Awards.

  1. THE PEOPLE V. O.J. SIMPSON: AMERICAN CRIME STORY

O.J. Simpson é uma das maiores celebridades americanas e acabou como principal suspeito do assassinato de sua ex-esposa e o atual namorado. É diante dessa revelação que começa a história de American Crime Story, baseada num dos julgamentos mais famosos da história dos Estados Unidos. A série foi inspirada na obra de Jeffrey Toobin: “The Run of His Life: The People v. O. J. Simpson”.

A série conta basicamente o julgamento em si, narrando o embate da Promotoria contra o batalhão de advogados de defesa contratados pelo milionário jogador de futebol americano aposentado.

Também, por ser uma celebridade de tamanha fama, o caso acaba indo para muito além da lei. A série demonstra, sobretudo, a influência da mídia em um julgamento e quanto isso afeta questões técnicas e objetivas, por ser um crime de competência do Tribunal do Júri. Não importam as provas, mas principalmente, o convencimento do jurado.

Além da questão legal, afloram discussões raciais, pois O.J. é negro; também há uma evidente discriminação sexista em relação a promotora Marcia e, principalmente a interferência da mídia são questões que podem mudar o rumo de um julgamento.

O elenco de peso conta com Cuba Gooding Jr. como O.J. Simpson; ainda temos Sarah Paulsen, David Schwimmer (eterno Ross!) e John Travolta.

 

Lembrando que as séries da nossa lista estão disponíveis na Netflix! E você, tem alguma sugestão de série jurídica para acrescentar à nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários!